ESTADO DE MINAS GERAIS
MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS
DECRETO Nº 10.884

APROVA O PLANO DE CONTIGÊNCIA DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, QUE ESTABELECE AÇÕES À SEREM EXECUTADAS NA EVENTUAL OCORRÊNCIA DE ENCHENTES, INUNDAÇÕES E/OU DESABAMENTOS/DESMORONAMENTOS EM VIRTUDE DE INTEMPÉRIES, PROPICIANDO A GARANTIA DA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DA POPULAÇÃO, BEM COMO PRESERVANDO O PATRIMÔNIO PÚBLICO E PRIVADO.

 

O Prefeito Municipal de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, no uso de suas atribuições legais e,

Considerando que, historicamente, as fortes chuvas, muitas vezes excessivamente prolongadas, tem apresentado grande potencial lesivo, causando grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e deslizamentos,

Considerando a necessidade da adoção de ações preventivas e de contingência que permitam a preservação da vida - bem maior - e do patrimônio público e privado, evitando e/ou minorando eventuais efeitos danosos causados por intempéries,

Considerando a imprescindibilidade de otimizar os recursos existentes, inclusive através da antecipação de situações de risco, e articulação das Secretarias Municipais envolvidas, juntamente com órgãos estaduais, tais como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar,

Considerando que o planejamento e antevisão, bem como a adoção de medidas mitigadoras, devem sempre nortear a conduta da administração pública, como forma de propiciar melhor qualidade de vida e segurança aos munícipes,

DECRETA:

Art. 1º Fica aprovado o “Plano de contingência” do Município de Divinópolis, constante do “Anexo Único” - parte integrante deste decreto - que determina atribuições e funções e estabelece ações à serem executadas, na eventual ocorrência de intempéries que tenham como conseqüência enchentes, inundações, desabamentos ou desmoronamentos, como forma de preservar a integridade física e moral dos Munícipes bem como objetivando a preservação do patrimônio público e privado.

Art. 2º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Divinópolis, 20 de novembro de 2012.

 

VLADIMIR DE FARIA AZEVEDO

Prefeito Municipal

 

KELSEM RICARDO RIOS LIMA

Procurador - Geral

 

JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas

 

PAULO ADRIANO CUNHA

Coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC

 

PLANO DE CONTIGÊNCIAS PARA O PERÍODO CHUVOSO 2012/2013

Ref.:

LEI Nº 5.737, DE 02 DE outubro DE 2003 -

 

Dispõe sobre a criação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - COMDEC do Município de Divinópolis e dá outras providências.

 

MINAS GERAIS - Defesa Civil Estadual – Plano 04/2013 de emergência pluviométrica 2012/2013, Gabinete militar do Governador – Defesa civil Estadual.

LEI nº 12.608 de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa civil – PNPDEC... e da outras providências.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 24 DE AGOSTO DE 2012. Estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências.

DECRETO MUNICIPAL nº 10.811/2012, que aprovou o Plano de Prevenção para o período chuvoso de 2012/2013 no município de Divinópolis/MG.

INTRODUÇÃO:

O Município de Divinópolis (MG) é cortado em seu perímetro urbano por 18 km de extensão pelo Rio Itapecerica, onde 23% de sua população residem em áreas inundáveis. Esta realidade vulnerabiliza a segurança dos cidadãos tornando imprescindível a adoção de medidas mitigadoras, bem como, à ativação de um eficaz plano de resposta as demandas que poderão advir no período em face de tal vulnerabilidade.

Também tem sido comum, a ocorrência de alagamentos em pontos de vias urbanas em face da pouca capacidade de drenagem pluvial em tais pontos, demandando estudos de correção em médio e longo prazo. Tal situação tem provocado riscos diversos aos cidadãos determinando maior envolvimento preventivo e corretivo no período.

A par das vulnerabilidades verificadas, tem-se em todos os anos a partir do mês de outubro, o início das precipitações pluviométricas, com registros de aumento das intensidades nos meses de dezembro e janeiro provocando maior demanda de resposta e recuperação voltadas à proteção de Defesa civil.

Nesse sentido, a Defesa Civil Municipal, objetivando empreender maior capacidade de resposta aos anseios da população, busca por meio desse Plano de Contingências, a perfeita integração dos órgãos participantes do Sistema de Defesa Civil, e procura determinar de forma articulada, as responsabilidades de cada órgão da Prefeitura Municipal, suas capacidades internas, e que podem ser vir à pronta respostas aos desastres que por ventura sujam em decorrência das chuvas de final de ano.

1. FINALIDADE

1.1 Estabelecer diretrizes da Prefeitura Municipal de Divinópolis para ações de mitigação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesas civil no município de Divinópolis frente às adversidades dos desastres naturais ou mistos, em especial os relacionados aos impactos das chuvas no período de Out/2012 à Abr/2013.

1.2 Definir os procedimentos internos à Prefeitura Municipal para a execução do Plano de Contingências de Proteção e Defesa civil para o período chuvoso, com o fim de permitir atuações conjuntas e eficientes com a Defesa Civil Estadual, os Órgãos do Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais, CEMIG, COPASA e população em geral.

2. MISSÃO

2.1 Geral

2.1.1 Prever ações de Defesa Civil por parte de todo os órgãos municipais para mitigação, assistência, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesas civil no município de Divinópolis conforme preceitos legais e orientações da Defesa Civil Estadual e Federal;

3. EXECUÇÃO

3.1 Metodologia de execução.

3.1.1 A Prefeitura Municipal de Divinópolis desencadeará ações de pronta resposta aos desatres que por ventura surgirem em decorrência das chuvas. As ações iniciarão por alertas de chuvas que serão expedidos, pela Defesa Civil Estadual, sendo as informações repassadas ao chefe do executivo municipal e secretário de comunicação. A este competirá difundir conforme análise da secretaria de comunicações as informações para os órgãos de imprensa e população. Informações de tromba d’água, risco de rompimento de barragens ou qualquer outra que denota risco de pânico à população serão expedidas “exclusivamente” pelo Secretário de Comunicação, sendo vedado a qualquer membro participante do sistema adotar qualquer medida de comunicação que determine agravamento dos riscos aos cidadãos e ao município. Para qualquer medida de maior envergadura e que determine avaliação estratégica, será estuda pelo Gabinete de Crise instalado, o qual assessorará o prefeito Municipal na tomada de decisões, inclusive na decretação de estado de emergência ou de calamidade pública. Durante o período de crise será formada equipes técnicas multidisciplinar que ficarão encarregadas de percorrer as áreas atingidas ou de risco em busca de vulnerabilidades ou de seu agravamento, onde deverão aconselhar e orientar cidadãos quantos às medidas de auto proteção mais adequada ao enfrentamento do risco ou à necessidade de imediata evacuação. Durante todo o período, serão realizadas reuniões semanais ou diárias a fim de avaliar os riscos, seus reflexos e a efetividade das medidas que estão sendo desenvolvidas para mitigação ou recuperação da área sinistrada e retorno da normalidade no município.

3.1.2 Previsão climática – Estação chuvosa 2012/2013[1]

Outubro

Temporais isolados nas regiões na segunda quinzena. Ondas e calor durante o mês com possibilidade da temperatura do ar bater o recorde histórico em alguns municípios.

Novembro

Temperaturas elevadas na primeira quinzena. Previsão de chegada de frentes frias na segunda quinzena, com chuvas em torno da média histórica.

Dezembro

Na primeira quinzena as chuvas deverão ser isoladas, na forma de pancadas. As frentes frias deverão ficar estacionárias na segunda quinzena, com maior atuação entre os dias 20 e 31.

Janeiro

As temperaturas deverão ficar acima da média histórica na primeira quinzena. As frentes frias deverão ficar estacionárias na segunda quinzena e há possibilidades de sequência de dias com chuvas nas regiões sul, oeste e Triângulo. Não há previsão de veranico.

Fevereiro

Previsão de chuvas durante vários dias seguidos na primeira quinzena do mês.

Março

Ondas de calor deverão marcar o mês de março, o que irá facilitar a formação de grandes temporais.

Abril

Previsão de chuvas de fraca intensidade somente nos primeiros dias do mês.

3.2 Atribuições das equipes participantes do Sistema de Defesa Civil[2].

Compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil, imprescindíveis para a operacionalização dos processos de preparação e de resposta as partes envolvidas e interessadas na mitigação dos desastres provocados pelas chuvas, os quais são integrantes da Rede de Valor CEDEC.

A interdependência técnica entre as ações dessas partes junto à sociedade civil e o setor privado corresponde ao exercício pleno da gestão para a cidadania.

3.2.1 Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG

Objetivo operacional: assegurar a dignidade da pessoa humana, as liberdades e os direitos fundamentais, contribuindo para a paz social e para tornar Minas o melhor estado para se viver.

Comandante Geral: Cel. PM PM Márcio Martins Sant’ana

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Ed. Minas, 6º andar - Bairro Serra Verde - BH – MG. CEP: 31630-901 • Tel.: (31) 3915.7804 - Tel. Plantão: 190 - Tel.: Sala de Imprensa: (31) 3071.2607 - Tel.: CICOP: (31) 3071.2380

E-mail: cg@pmmg.mg.gov.br

3.2.1.1 7ª Região de Polícia Militar – 7ª RPM/PMMG

Comandante Regional: Cel PM Eduardo Campos de Paula

Avª JK, Nº 1.100, Bom Pastor, Divinópolis/MG. Tel.: 3213 8717

3.2.1.2 23º Batalhão de Polícia Militar – 23º BPM/PMMG

Comandante do Batalhão: Ten Cel PM Julio Teodoro

Rua Mato Grosso, 1800, Afonso Pena. CEP: 35.500-027 Tel.: 3221 9022

3.2.2 Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG

Objetivo operacional: prestar os serviços de prevenção contra sinistro, proteção, socorro e salvamentos, sempre atendendo, de forma eficiente e ágil, os cidadãos em todo o território mineiro, atuando de forma integrada com os órgãos do Sistema de Defesa Social e sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida e ao exercício pleno da cidadania.

Comandante Geral: Cel. BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Ed. Minas, 5º andar - Bairro Serra Verde - BH – MG. CEP: 31630-901 • Tel.: (31) 3915.7522 - Fax: (31) 3915.7522 - Tel. Plantão: 193 - Tel.: Sala de Imprensa: (31) 3289.8001 - Tel. COBOM: (31) 3272.9477

E-mail: cmtgeral@cbmmg.mg.gov.br

3.2.2.1 10º Batalhão de Bombeiros Militares – 10º BBM/CBMMG

Comandante do Batalhão: Maj BM Manoel dos Reis Moraes

Avº Jk, 2.122, Bom Pastor. Divinópolis/MG. CEP: 35.500-000

Tel: (37) 3221 1364

3.2.3 Instituto Médico Legal (IML)

Objetivo operacional: Perícias médico-legais no vivo e no morto, necessárias às investigações policiais. Atendimento de requisições judiciais, incluindo exames laboratoriais referentes à patologia, radiologia e toxicologia para a complementação pericial e elaboração de laudos periciais.

Diretor: José Mauro de Morais

Rua Professor Nícias Continentino, 1291 - Nova Gameleira - BH - MG - CEP: 30510-160. Tel.: (31) 3379.5060 / 3379 / 5052 - Fax: (31) 3379.5056

E-mail: da.iml@policiacivil.mg.gov.br

3.2.4 Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA

Objetivo operacional: Planejar, projetar, executar, ampliar, remodelar, administrar e explorar serviços abastecimento de água e de esgotos sanitários nas concentrações urbanas e industriais do Estado de Minas Gerais.

Presidente: Ricardo Augusto Simões Campos

Rua Mar de Espanha, 525 - Santo Antônio - BH - MG - CEP: 30270-130. Tel.: (31) 3250.2020 - Plantão: 115 - Fax: (31) 3250.1664.

E-mail: copasa195@copasa.com.br

3.2.4.1 COPASA Divinópolis

Chefe do Departamento Operacional Centro Oeste: Maurício Paulo Pereira

Rua monteiro Lobato, 299, Bela vista, Divinópolis/MG CEP: 35 501-271.

Tel.: 3250 5470

3.2.5 Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG

Objetivo operacional: Construir, operar e explorar sistemas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica e serviços correlatos.

Presidente: Djalma Bastos de Morais

Avenida Barbacena, 1200, 8º andar - Santo Agostinho - BH - MG - CEP: 30123-970. Tel.: (31) 3506.3711/4900 - Fax: 3506.4969 - Plantão: 116 - Tel. Plantão MG Tempo: (31) 3399.5862.

E-mail: atendimento@cemig.com.br.

3.2.5.1 CEMIG - Agência Divinópolis

Administrador Regional: Divino Barros

Rua Itapecerica, 151 – Centro, Divinópolis – MG. CEP: 35.500-018 Tel.: 116 atendimento@cemig.com.br

 

3.2.6 Conselho Regional de Engenharia - CREA MG (Região Divinópolis)

Rua Rio de Janeiro, 766Divinópolis - MG, 35500-009. (0xx)37 3222-8624

3.2.7 HOSPITAIS

Objetivo operacional: Prestar serviços de saúde e de assistência médico-hospitalar em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Federal, Estadual e Municipal de Saúde.

3.2.6.1 Hospital São João de Deus - Rua Cobre, 824, NiteroiDivinópolis - MG, 35500-222. Tel.: (0xx)37 3229-7600

3.2.6.2 Hospital São Judas Tadeu - Rua Cel João Notini, 150Divinópolis - MG, 35500-017. Tel.: (0xx)37 3222-7178

3.2.6.3 Hospital Santa Lucia - Av. JK, 350Divinópolis - MG, 35500-155. Tel.: (0xx)37 3222-2333

3.2.6.4 Hospital Santa Monica - Rua Pedro Ferreira Amaral, 33 - Padre Libério,Divinópolis - MG, CEP 35501-126, Tel.:37-2102-5600.

3.2.8 Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC)

Objetivo operacional: A atuação da defesa civil tem o objetivo de reduzir desastre e compreende ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade. A ação organizada de forma integrada e global do Sindec proporciona um resultado multiplicador e potencializador, muito mais eficiente e eficaz do que a simples soma das ações dos órgãos que o compõem.

Esplanada dos Ministérios, bloco E, 7º andar - Brasília - DF - CEP: 70067-901

Tel.: (61) 3414.5869 - E-mail: defesacivil@integração.gov.br

3.2.8.1 Secretaria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (SEDEC/MG)

Cidade Administrativa Presidente Trancredo Neves. Prédio Minas – 10º andar. Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/nº - Serra Verde. CEP: 31.630-901 – belo Horizonte. MG.

Tel.: (31) 3916.7156 - E-mail: defesacivil@integração.gov.br

3.3 Atribuições das Secretarias e órgãos subordinados.

3.3 1 Gabinete de Crise instalado para o período chuvoso. (GCRISES)

3.3.1.1 Reunir-se-á semanalmente, na sede da SEMOUDS, (Rua José Balbino Pereira, 171, Bairro Espírito Santo, nesta), para avaliação das ações de resposta aos eventos chuvosos do período, podendo, a critério do Prefeito Municipal, determinar novos locais - em atenção aos participantes do Sistema de Defesa Civil - ou períodos de reunião conforme necessidade do momento;

3.3.1.2 Elaborará, sob a liderança do coordenador de Defesa Civil e apoio dos órgãos de Defesa Social no município, o formulário de informação de desastres (FIDE) conforme necessidade apresentada no evento adverso;

3.3.1.3 Deliberará quanto às decisões de nível estratégico sobre medidas administrativas que impactarem na vida dos cidadãos divinopolitanos.

3.3.1.4 Propor ao Prefeito municipal a aquisição ou alocação dos equipamentos específicos necessários à resolução da crise;

3.3.1.5 O Gabinete de Gerenciamento de Crises – GCRISES será composto pelos seguintes membros:

I - Secretário Municipal de Governo, que o presidirá;

II – Secretário Municipal de Serviços Urbanos;

III – Secretário Municipal de Saúde;

IV – Secretário Municipal de Desenvolvimento Social;

V – Secretário Municipal de Comunicação;

VI - Comandante da Polícia Militar;

VII - Comandante do Corpo de Bombeiros Militar;

VIII – Delegado superintendente de Polícia Civil;

IX – Engenheiro superintendente da Usina de Projetos;

X – Secretário Municipal de Trânsito e Transporte;

XI – Secretário Municipal de Planejamento e Gestão;

XII – Coordenador Municipal de Defesa Civil;

3.3.2 Gabinete do Prefeito.

Responsável: Marli Antônia de Carvalho. Fone: 37 9918 8472

3.3.2.1 Apoiará a Coordenadoria de Defesa Civil nas medidas administrativas relacionadas à execução deste Plano;

3.3.2.2 Disponibilizará, sem prejuízo das atribuições das demais secretarias e órgãos da PMD, recursos orçamentários e logísticos internos para o efetivo cumprimento do Plano.

3.3.2.3 Solicitará aos órgãos ou empresas prestadoras dos serviços públicos essenciais (luz, água, telefone, transportes, recolhimento de lixo, etc.) cópias dos planos de contingências locais/especiais de cada órgão ou empresa visando conhecimento e interação das suas ações e medidas para com o Plano de Contingências da PMD.

3.3.3 Coordenador Municipal de Defesa Civil – COMDEC

Responsável: Paulo Adriano Cunha. Fone: 37 9931 3518

3.3.3.1 Participará, como representante da PMD, das reuniões de trabalho relacionadas ao tema, que forem desencadeadas no município e nos órgãos participantes do Sistema de Defesa Civil;

3.3.3.2 Difundirá as informações dos alertas de chuvas recebidos ao Prefeito Municipal de Divinópolis e SECOM e ao presidente do gabinete de crise;

3.3.3.3 Comparecerá nas ocorrências complexas que surgirem em face das ações desencadeadas a fim de coordenar os esforços e ações junto às demais secretarias municipais;

3.3.3.4 Manterá estreito relacionamento com CREA-MG, (Região Divinópolis) visando a potencialização das vistorias e apoio na identificação de riscos potenciais;

3.3.3.5 Buscará informações de alertas pluviométricos junto à CEMIG e COPASA que podem ser úteis às ações de prevenção e/ou mitigação de desastres no período;

3.3.3.6 Manterá o Chefe do Executivo informado do andamento dos trabalhos de cumprimento deste Plano.

3.3.4 Secretaria de Comunicação – SECOM

Responsável: Walon Delano. Fone: 37 9984 1881

3.3.4.1 Providenciará ampla divulgação deste Plano junto aos órgãos de imprensa do município e junto ao público interno da PMD;

3.3.4.2 Organizará o lançamento do Plano de Contingências;

3.3.4.4 Elaborará “Clipping” diário especial ao tema para acompanhamento do Chefe do executivo quanto às ações executadas em face das chuvas de final de ano.

3.3.4.5 Providenciar a elaboração e produção de material de comunicação educativos (panfletos, flay, cartilhas, etc) para manutenção de campanhas preventivas a serem realizadas no período;

3.3.4.6 Avaliará a pertinência e conveniência da expedição dos alertas metereológicos a toda população primando pela informação eminentemente técnica prevenindo equívocos e pânico à população;

3.3.4.7 Coordenará as ações de comunicação aos órgãos de imprensa, devendo centralizar a atividade de respostas à imprensa a um profissional com conhecimento técnico, evitando distorções de informações e equívocos de interpretação das ações do município.

3.3.5 Secretaria Municipal de Operações Urbanas – SEMOUDS

Responsável: Simonides Pereira Quadros. Fone: 37 9923 8862

3.3.5.1 Manter pessoal em regime de plantão para atuação operacional em atendimento aos cidadãos conforme escalas de sobreaviso da secretaria;

3.3.5.2 Manter em plena condições de uso todo o suporte logístico da secretaria para uso nas operações de socorro e assistência aos cidadãos;

3.3.5.3 Disponibilizar veículos, equipamentos e materiais operacionais para a devida execução do Plano conforme planilha de materiais anexo;

3.3.5.4 Providenciará vistorias técnicas, com apoio dos engenheiros da usina de projetos, das passarelas e pontes do município, devendo emitir relatório técnico para prevenção ou mitigação de riscos, sendo dada atenção especial à recomendação 06/2012 do Ministério Público, Of. 1277/NF 022312000528-3/MA/12;

3.3.5.5 Recolherá doações, (vestuários, alimentos, móveis e eletrodomésticos) colocando-os à disposição da SEMDS para a devida administração e distribuição.

3.3.5.6 Elaborará as escalas de motoristas para comporem os veículos colocados à disposição do serviço operacional de defesa civil por outras secretarias;

3.3.6 Secretaria de Saúde – SEMUSA

Responsável: Rosenilce Cherie Mourão Gontijo Resende. Fone: 37 8825 2456

3.3.6.1 Providenciará ações integrais de saúde aos cidadãos Divinopolitanos, (imunização preventiva, curativa, assepsia, tratamento em acidentes envolvendo animais peçonhentos e agravos com a fauna sinantrópico), em especial, daqueles moradores em áreas de risco;

3.3.6.2 Providenciará vacinação, imunização e instrução do Público Interno da PMD quanto aos riscos de contaminações decorrentes de eventos típicos do período chuvoso, em especial aos agentes de proteção e defesa Civil que forem diretamente empregados nas operações de assistência e socorro.

3.3.6.3 Disponibilizar os veículos da SEMUSA/vigilância ambiental em atuações de socorro e assistência no período chuvoso em apoio e sob à administração da SEMOUDS.

3.3.6.4 Elaborar cartilha padrão de procedimentos pós-desastre para utilização da SECOM em orientação das comunidades atingidas.

3.3.7 Secretaria de Desenvolvimento Social – SEMDS

Responsável: Paulo dos Prazeres Fone: 37 8825 2398

3.3.7.1 Estabelecerá o controle de entrada e saída de assistidos pelos abrigos; (Ver: Administração para abrigos temporários. 1º Ed/Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro/SEDEC-RJ, 2006).

3.3.7.2 Disponibilizará junto ao Restaurante Popular alimentação aos desabrigados que estiverem sob sua administração;

3.3.7.3 Elaborará cartilha de regras de direitos e deveres dos assistidos nos abrigos, visando a convivência segura e digna a todos os atendidos;

3.3.7.4 Preparar planilhas de informação do número de cidadãos assistidos, benefícios recebidos e encaminhamentos dados, para controle da Coordenadoria de Defesa Civil e aproveitamento das informações na elaboração de NOPRED e AVADAM, (FIDE);

3.3.7.5 Disponibilizará e executará a utilização dos recursos orçamentários de assistência social para concessão imediata de benefícios eventuais para o pronto atendimento aos cidadãos desabrigados;

3.3.7.6 Empreenderá escala especial de equipe multidisciplinar da assistência social de plantão para atendimento de necessidades pontuais decorrentes dos eventos de que trata este Plano;

3.3.7.7 Disciplinará toda a questão de recebimento, controle e distribuição de doações e identificará os locais (órgãos) mais adequados para servirem de pontos de coletas, devendo expedir ofício de solicitação de tais órgãos definidos como estratégicos à coleta de doações;

3.3.8 Secretaria Municipal da Educação – SEMEC

Responsável: Eliana Cançado Ferreira. Fone: 37 8827 1280 ou 37 8825 2467

3.3.8.1 Avaliará a melhor administração da execução do ensino caso ocorra riscos de interrupção do período letivo;

3.3.8.2 Disponibilizará espaços físicos para servirem como abrigo reserva para recebimento de desabrigados caso ocorra maior complexidade dos fenômenos chuvosos.

Abrigos definidos para atendimento aos cidadãos desabrigados e sob administração da SEMDS::

1ª resposta: Escola Estadual Vicente Mateus situado à rua Alcobaça, 71, Bairro Jardim das Oliveiras, Div/MG.

2ª resposta: Centro Técnico Pedagógico (CETEPE) situado à rua Bahia,1755, Bairro São Sebastião. Div/MG.

3ª resposta: Ginásio Poliesportivo Municipal Vereador José Constantino Sobrinho situado à rua do Chumbo, 625, Bairro Niteroi e Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini situado à Avª Getúlio Vargas, 930, Centro. Div/MG.

3.3.9 Procuradoria jurídica.

Responsável: Drº Kelsem Rios. Fone: 37 8825 2246

3.3.9.1 Receberá as demandas da Coordenadoria de Defesa Civil quanto às desocupações e adotará as medidas judiciais cabíveis a cada caso, primando inicialmente pela conciliação e tentativa de solução de cada caso no ambiente administrativo da PMD, e somente em exceção, executar desocupações forçadas;

3.3.9.2 Mobilizar, em regime de plantão, corpo técnico da procuradoria para atendimento jurídico a eventuais demandas surgidas em decorrência de decisões administrativas do GCRISE e agentes de proteção e defesa civil.

3.3.10 Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SETTRANS.

Responsável: Dárcio Abud. Fone: 37 9986 6517 ou 37 9986 4846

3.3.10.1 Identificar os pontos de conflito e necessários à ativação de controle de tráfego em face de alagamentos;

3.3.10.2 Estabelecer rotas alternativas para o itinerário dos ônibus caso haja interrupção de vias;

3.3.10.3 Elaborar plano de chamadas de pessoal de apoio operacional para emergências a ser ativado pela Coordenação de defesa civil, após deliberado pelo gabinete de crise instalado pelo Prefeito Municipal;

3.3.10.4 Enviar plano de chamado de pessoal à coordenação de Defesa civil para conhecimento e planejamento operacional;

3.3.10.5 Manter em pronto atendimento e em regime de plantão o telefone 199, prevendo escalas especiais de atendente para o período;

3.3.10.6 Proceder ao cadastramento dos pedidos dos cidadãos e estabelecimento de pronta resposta e manter o adequado registro de todas as demandas que entrarem pelo canal de comunicação 199 e expedir relatório mensal das demandas e soluções desencadeadas;

3.3.10.7 Disponibilizar apoio logístico (viaturas e equipamentos) á coordenação de defesa civil conforme disponibilidade da secretaria a serem administrados pela SEMOUDES no período chuvoso.

3.3.11 Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão – SEPLAG.

Responsável: Davi Maia D`Òliveira Fone: 37 9947 9118

3.3.11.1 Providenciará previsão ou remanejamento orçamentário (conforme previsão legal) para custeio de aquisições, contrações e outras despesas necessárias à resposta emergencial conforme identificada como necessária pelo gabinete de Crises;

3.3.11.2 Providenciará as autorizações de despesa e o respectivo empenho com vistas à eficiência das aquisições e desembaraço administrativo.

3.3.12 Atribuições comuns a todas as Secretarias e órgãos da PMD.

3.3.12.1 As secretarias e órgãos coligados prestarão relatórios (modelo anexo) ao Coordenador Municipal de Defesa Civil diariamente até as 09:00 h das ações desenvolvidas em cumprimento a este Plano de Contingências.

3.3.12.2 Manterá atenção preventiva às suas instalações físicas e das unidades sob direção, identificando vulnerabilidades e riscos que precisam ser corrigidos ou mitigados visando a prevenção do órgão para o período chuvoso;

3.3.12.3 Participará do treinamento que será realizado para operacionalização eficiente do Plano de Contigências da PMD para enfrentamento do período das chuvas de 2012/2013.

3.3.12.4 Reavaliará os planejamentos internos de concessão de licença férias para os meses de dezembro e janeiro - com a finalidade de se ter o maior número de funcionários disponíveis para o serviço;

3.3.12.5 Procederá ao planejamento de escalas de pessoal para plantões de sobre aviso na Secretaria e informar a Coordenadoria de Defesa Civil qualquer alteração;

3.3.12.6 Todos os agentes políticos, os funcionários em cargos de comissão e os agentes de proteção e defesa civil deverão manter seus telefones celulares disponíveis e em regime de plantão para acionamentos da Coordenação de Defesa Civil e Gabinete de Crise.

3.3.12.7 Todos os secretários da PMD dever manter estreita ligação com as entidades de classe das áreas afetas à respectiva pasta, a fim de buscar informações reais de danos e prejuízos específicos à categoria ou atividade econômica visando compor com veracidade as informações do formulário de Informações de Desastre (FIDE) a ser encaminhado à Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI. (ex: Sec. Agronegócio ßà Sindicato rural, cooperativas, associações do pequeno produtor rural, etc. Sec. Desenvolvimento econômico ßà FIEMG, SINVESD, CDL, etc.). As informações deverão ser inseridas no relatório diário dos impactos das chuvas (anexo I) e encaminhadas à COMDEC para reunião de informações na elaboração do FIDE.

3.4 Prescrições diversas.

3.4.1 Todos os integrantes da administração municipal deverão envidar esforços para o pleno êxito deste Plano de Contingências para as Chuvas de 2012/2013, devendo comunicar dificuldades, sugerir medidas e contribuir para a efetividade dos serviços públicos de assistência e socorro aos cidadãos.

3.4.2 O Superintendente da Usina de Projetos Especais, Engenheiro Lúcio Espindola e equipe, deverá manter estreito e contínuo acompanhamento das obras de recuperação da erosão da Avª Paraná, primando pela manutenção do cronograma de obras, porém, atentos às todas as questões de segurança estrutural e viária no local em face das precipitações pluviométricas do período;

3.4.3 Informações de tromba d’água risco de rompimento de barragens ou qualquer outra que denota risco de pânico à população serão expedidas “exclusivamente” pelo Secretário de Comunicação, sendo vedado a qualquer membro participante do sistema adotar qualquer medida de comunicação que determine agravamento dos riscos aos cidadãos e ao município.

3.4.4 Escalas de motoristas para comporem os veículos colocados à disposição do serviço operacional de defesa civil ficarão a cargo da SEMOUDS;

3.4.5 Motoristas cedidos por outra Secretaria e que for empenhado no serviço operacional de resposta ao desastre deverá ficar à disposição da SEMOUDS e comporá escala de serviço elaborada pela mesma.

4. COMUNICAÇÕES

 

DEFESA CIVIL ESTADUAL

NOME

CARGO

TELEFONE

E-MAIL

Luiz Carlos Dias Martins

Coronel PM (Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil]

(031) 3915-9146

chefegmg@gabinetemilitar.mg.gov.br

Fabiano Villas Bôas

Tenente Coronel PM (Secretário Executivo)

(031) 3915-0274 Fax: 3915-0801

fabianovillasboas@defesacivilmg.gov.br

Edylan Arruda de Abreu

Major PM (Superintendente Administrativo)

(031) 3915-0963 Fax: 3915-0802

dcs@defesacivilmg.gov.br

Anderson de Oliveira

Major PM (Superintendente Técnico e Operacional)

(031) 3915-0211 Fax: 3915-1039

anderson.oliveira@defesacivilmg.gov.br

Paulo Afonso Montezano

Capitão BM Diretor de Controle de Emergências

(031) 3915-0274 Fax: 3915-1039 Plantão: 9818-2400

paulo.montezano@defesacivilmg.gov.br ou emergencia@defesacivilmg.gov.br

Arnaldo Affonso

Capitão BM Diretor Administrativo

(031) 3915-0915 Fax: 3915-1039

arnaldo.affonso@defesacivilmg.gov.br ou dadm@defesacivilmg.gov.br

Paulo Roberto Bermudes Rezende

Tenente PM Diretor de Planejamento

-

paulo.rezende@defesacivilmg.gov.br

Halysson Claudino Câmara dos Santos

Capitão PM Diretor Técnico

(031) 3915-0991 Fax: 3915-1039

defesacivil@defesacivilmg.gov.br ou dtec@defesacivilmg.gov.br

Sandro Heleno Gomes Ferreira

Capitão PM Diretor de Ensino em Defesa Civil

(031) 3915-0954 Fax: 3915-1040

sandro.heleno@defesacivilmg.gov.br ou shelenogf@gmail.com

Walter Gonzaga

Major PM Diretor de Logística

(031) 3236-2140 Fax: 3236-2141

depositocentral@defesacivilmg.gov.br

 

DEFESA CIVIL FEDERAL

SECRETÁRIO: Humberto de Azevedo Viana Filho

Contatos do Gabinete

Cristianne Antunes

Chefe de Gabinete

(061) 3414-5967

-

Érica Zimmermann

Secretária

(061) 3414-5736

-

Izabella Rufino

Acessora de imprensa

(061) 3414-5833

-

Sabrina do Amaral Soares

Controle da Agenda do Secr.

(061) 3414-5714

-

Marcela Augusto Sampaio

Secretária

(061) 3414-5869

-

Ellen Rosane Pozzebom

Analista Tecnico Administrativa

(061) 3414-5915

-

Deane Graebin

Assistente Tecnico Administrativo

(061) 3414-5915

-

Karen Kelly Ferreira de Souza

Assistente Tecnico Administrativo

(061) 3414-5915

-

Chamile Marques

Assistente Técnica

(061) 3414-5714

-

Wesley Felinto

Assistente Técnico

(061) 3414-5833

-

CENTRO NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E DESASTRES

Armin Augusto Braun

Chefe do CENAD

(061) 3414-0601

-

DEFESA CIVIL FEDERAL

Paulo Cesar de Souza Santos

Coordenador do RENER

(061) 3414-0606

-

Secretária

Secretária

(061) 3414-0600

-

Karine Rodrigues Matos

Assistente Administrativo

(061) 3414-0605

-

Fabricio Palmas Falcao

Assistente Técnico

(061) 3414-0615

-

Johnny Amorim Liberato

Assitente Tecnico

(061) 3414-0607

-

Rafael Felix Soares dos Santos

Agente Administrativo

(061) 3414-0602

-

Verena Martins Lelis

Tecnico Especializado

(061) 3414-0613

-

Juliana Sobrinho dos Santos Moretti

Analista Tecnico Administrativa

(061) 3414-0609

-

Edson Alves de Oliveira

Analista de Infraestrutura

(061) 3414-0612

-

Rui Sedor

Gestor do Projeto CENAD

(061) 3414-0614

-

DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO E GESTÃO

Cristiano Rocha Hercket

Diretor

(061) 3414-5852

-

Karina da Silva Lopes

Coordenadora Geral

(061) 3414-5804

-

DEFESA CIVIL FEDERAL

Nelci Cristiane Dias Almeida

Secretária

(061) 3414-5803

-

Leozinha Machado

Assistente Tecnica

(061) 3414-5845

-

Ana Paula Chaves Azevedo

Analista Técnica

(061) 3414-5650

-

Katlen Andrade de Eustaquio

Analista Tecnico

(061) 3414-5910

-

Letícia Scartezini Silva

Estagiária

(061) 3414-5845

-

DEPARTAMENTO DE REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO

Ivan Fredovino Ramos Junior

Diretor

(061) 3414-5943

-

Lilian Becker

Secretária

(061) 3414-5943

-

Rosilene Vaz Cavalcanti

Coordenadora Geral

(061) 3414-5943

-

Aloisio dos Reis

Chefe da seção de Apoio

(061) 3414-5862

-

Abdon Sardinha

Agente Administrativo

(061) 3414-5832

-

Gizelma de Souza Maranhão

Analista Técnico Administrativo

(061) 3414-5943

-

DEFESA CIVIL FEDERAL

Marcio Gonçalves Costa

Analista de Infraestrutura

(061) 3414-5680

-

Chamile Tourinho Marques

Assistente Técnico

(061) 3414-5833

-

ENGENHEIROS

Alexander Amaral

Analista

(061) 3414-5635

-

Ricardo Martins da Silva

Analista

(061) 3414-5636

-

Alexandre dos Santos Rodrigues

Engenheiro

(061) 3414-5581

-

Lilian Beber Canine

Engenheira

(061) 3414-5636

-

Luis Carlos Cerqueira Silva

Analista de Infraestrutura

(061) 3414-5553

-

Eduardo Dubaj

Especialista em Infraestrutura Sênior SEDEC

(061) 3414-5585

-

José Guilherme

Engenheiro

(061) 3414-5585

-

DEPARTAMENTO DE MINIMIZAÇÃO DE DESASTRES

Rafael Schadeck

Diretor

(061) 3414-5842

-

Alziro Alexandre Gomes

Coordenador Geral

(061) 3414-5538

-

 

Kênia Severo

Secretária Manhã

(061) 3414-5806

-

Maria Hossana Bezerra

Secretária Tarde

(061) 3414-5806

-

Agnes Pollyana

Assessora Tecnica

(061) 3414-5536

-

Maria Cristina Dantas

Economista

(061) 3414-5850

-

Maria Fernanda Guarnier

Assistente Tecnico Administrativo

(061) 3414-5742

-

Luis Felipe Lopes de Lima

Assitente Tecnico

(061) 3414-5672

-

Maria Hossana Bezerra

Agente Administrativo

(061) 3414-847

-

DIVISAO DE RECONHECIMENTO DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Werneck Carvalho

Chefe de Divisão

(061) 3414-5925

-

Augusto Silva

Assistente Técnico Administrativo

(061) 3414-5841

-

Edras Amaral

Agente Administrativo

(061) 3414-5546

-

Mara Teixeira

Secretária

(061) 3414-5512

-

José Alcione de Araújo

Assistente

(061) 3414-5546

-

DEFESA CIVIL MUNICPAL

DEFESA CIVIL MUNICIPAIS

Paulo Adriano Cunha

Coordenador Municipal de Defesa civil

9931 3518

8823 7378

Defesacivil.divinópolis.mg@gmail.com

Gilberto Gonçalves

Gerente Operacional de Defesa Civil

(37) 8823-1975

 

Juliano Vieira dos Santos

Engenheiro

(037) 8405-6277 , 8829-0189 e 8825-2469

engenheirojuliano@yahoo.com.br

José Maria

Enge

nheiro

Voluntário

(037) 9945-5225, 3214-2085 ou 8825-2469

-

Ana Carla

Engenheira

99059491

 

Olsymara Cavalcanti

Assistente Social (Usina de Projetos)

(37) 9937-6514

 

Keila Monteiro dos Santos

Agente Administrativo (voluntária SEMOUDES)

(37) 8826-2935

 

Gerson Carlos Ferreira

Encarregado de Máquinas e Equipamentos (SEMOUDES)

(37) 9925-4448

 

Fernando Sérgio Gontijo

Engenheiro Civil (SEMOUDES)

(37) 9943-2077

 

Juliano Pinto da Silva

Encarregado (SEMOUDES)

(37) 9925-3858

 

Ronaldo Maurício

Encarregado (SEMOUDES)

(37) 8822-9348

 

Ronaldo de Andrade

Encarregado (SEMOUDES)

(37) 9934-2814

 

Kelsem Ricardo Rios Guimarães

Procurador Geral do Município

(37) 3229-6501

(37) 8825-2278

 

 

 

 

 

Paulo Sérgio dos Prazeres

Secretário Municipal de Desenvolvimento Social

(37) 3222-7080

 

Rosenilce Cherie Mourão Gontijo Resende

Secretária Municipal de Saúde

(37) 3229-6677

(37) 3229-6690

 

Wanderson Teixeira de Freitas

Coordenador de Vigilância Ambiental em saúde

8826 3288

91056198

3221 8790

 

Dárcio Abud Lemos

Secretário Municipal de Trânsito e Transportes

(37) 9986-6517

(37) 3222-1102

 

Edvaldo Eustáquio Pereira

Secretário Adjunto (SETTRANS)

(37) 8839-0470

 

Evandro Araújo

Secretário Adjunto (SETTRANS)

(37) 9121-0408

 

Webert Madureira

Agente de Trânsito (SETTRANS)

(37) 8822-1990

 

Walon Delano

Secretário Municipal Adjunto de Comunicação

(37) 3229-6533

 

João Luiz de Oliveira

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas (interino)

(37) 9986-8450

(37) 8825-2375

(37) 3229-6545

 

Maria de Fátima Mendes Santos

Assistente Social (voluntária Habitação)

(37) 9937-9522

 

Liliane Rios Guimarães

Agente Administrativo (Habitação)

(37) 8825-2448

 

Leonardo Peres

Assistente Social (voluntário Defesa Civil)

(37) 9116-2443

-

Parceiros Local

ORGÃOS E EMPRESAS

NOME

ENDEREÇO

TELEFONE

E-MAIL

COPASA

Rua Muriaé, 619, Bairro Bela Vista, Divinópolis

(037) 3250-5400

-

Bombeiro Militar

10º BBM

Avenida JK,2122, Bairro Padre Libério, Divinópolis

(037) 3221-1364

-

CEMIG

Rua Itapecerica, 151, Centro, Divinópolis

(037) 2101-3300

-

Policia Militar Divinópolis

Rua Mato Grosso, 1800, Bairro Afonso Pena, Divinópolis

(037) 3221-9022

-

SEMAD

Cidade Administrativa - Predio Minas - 1º e 2º Andar

(031) 3915-1904

gabinete.adjunto@meioambiente.mg.gov.br

FEAM

Cidade Administrativa

-

faleconosco.feam@meioambiente.mg.gov.br

SEPLAG Divinópolis

Rua Pernambuco

(037) 3229-6558

dorzinha@divinopolis.mg.gov.br

CREA Divinópolis

Rua Rio de Janeiro,766 , Centro - Divinópolis

(037) 9909-7969(Vergínia) ou (037)3222-8624

-

Policia Civil Divinópolis

Praça do Mercado, 477, Centro - Divinópolis

(037) 147

-

Hospital São João de Deus

Rua Cobre, 824, Bairro Niterói - Divinópolis

(037) 3229-7600

-

Hospital Santa Mônica

Rua Pedro Ferreira Amaral , 33, Bairro Bom Pastor - Divinópolis

(037) 3229-8000

-

Hospital Santa Lúcia

Avenida JK, 350, Bairro Santa Lúcia, Divinópolis

(037) 3229-6563

-

Hospital São Judas Tadeu

Rua Coronel Jõao Notini, 151, Centro, Divinópolis

(037) 3222-7178

-

Defesa Civil Divinópolis

Setor Operacional

Rua Jose Balbino Pereira, 171, Bairro Espirito Santo - Divinópolis

(037) 199

-

DER/MG

Avenida dos Andradas, 1120, Santa Efigênia - Belo Horizonte

(031) 3235-1000

-

 

 

 

 

 

 

 

VLADIMIR DE FARIA AZEVEDO

Prefeito Municipal

ANEXO I

Relatório Diário dos Impactos das Chuvas 2012/2013

1 – Secretaria Municipal de:

UF:

Município:

Data Ocorrência

Data

Horário

Período

 

 

 

2 - Local Atingido

Endereço:

Bairro:

Município:

Instalação Física Pública Danificada

 

( ) Sim ( )Não

Qual:

Especificar:

Instalação Física Particular Danificada

( ) Sim ( )Não

Qual:

Especificar:

 

3 - Área Afetada/Tipo de Ocupação

Não existe/Não Afetada

Urbana

Rural

Urbana e Rural

Residencial

 

 

 

 

Comercial

 

 

 

 

Industrial

 

 

 

 

Agrícola

 

 

 

 

Pecuária

 

 

 

 

Extrativismo Vegetal

 

 

 

 

Reserva Florestal ou APA

 

 

 

 

Mineração

 

 

 

 

Turismo e outras

 

 

 

 

 

4 - Descrição das Áreas Afetadas (Especificar se urbana e/ou rural)

5 - Causas e efeitos do Desastre (Descrição do Evento e suas Características)

6 - Número Estimado de Pessoas Atingidas (Descrever número de pessoas atingidas diretamente).

7 - Número Estimado de Pessoas Atingidas (Descrever número de pessoas atingidas indiretamente).

8 - Consequência Direta do Sinistro: (Descrever o tipo de conseqüência direta que você identificou. Exemplo: Interrupção Parcial do Tráfego Local na Avenida Paraná devido à queda da Ponte sobre o Córrego Flechas.)

9 - Consequência Indireta do Sinistro: (Descrever o tipo de consequência indireta que você identificou. Exemplo: Em decorrência da interrupção parcial do tráfego o comércio local ficou parcialmente prejudicado, e há congestionamento local devido ao alto fluxo de veículos.)

10 - Qual intervenção identificada como necessária: (Descrever a intervenção necessária. Exemplo: Reconstrução de travessia da Avenida Paraná e reconstrução da encosta.)

11 - Valor Estimado do Prejuízo Causado pelo Sinistro:

12 - Valor estimado para Recuperação dos danos causados pelo Sinistro. (Limpeza das Vias, Recuperação de Ponte, Recuperação de Casa)

13 - Controle de pessoas atendidas (dados do Cidadão)

Nome:

Tipo Intervenção: ( ) Assistência ( ) Remoção ( )Outros**

Endereço do cidadão:

Sexo: Idade:

Local para onde o cidadão foi encaminhado

Pronto Socorro:

 

Hospital:

 

Abrigo: (Identificar o endereço do abrigo)

 

Casa de familiares:

 

Outros: **Se Outros descrever:

 

14 - Outras Observações

Nome:

Matrícula:

Horário de término do Relatório:

Data:

Divinópolis, __________ de __________________________ de 2.0____ .

ANEXO II

Planilha de recursos LOGÍSTICOS à disposição das equipes operacionais de Defesa Civil

Quantidade

Equipamento

Orgão que cederá

Orgão que administrará

03

Carrinho de Bacia

SEMOUDS

SEMOUDS

10

Foice

SEMOUDS

SEMOUDS

15

Enxada

SEMOUDS

SEMOUDS

10

Pá Quadrada

SEMOUDS

SEMOUDS

05

Pá Redonda

SEMOUDS

SEMOUDS

30

Par de Luvas Raspa Cano Curto

SEMOUDS

SEMOUDS

15

Par de Luvas Raspa Cano Longo

SEMOUDS

SEMOUDS

20

Par de Luvas Borracha Tam. Grande

SEMOUDS

SEMOUDS

01

Facão Para Moto Serra

SEMOUDS

SEMOUDS

03

Corrente Para Moto Serra

SEMOUDS

SEMOUDS

15

Par de Botas de Borracha Tam. Diversos

SEMOUDS

SEMOUDS

100m

Corda de Seda

SEMOUDS

SEMOUDS

01

Caixa de Máscara Poeira

SEMOUDS

SEMOUDS

03

Máscara Para Gases

SEMOUDS

SEMOUDS

02

Caixa de Limatão (20 unidades)

SEMOUDS

SEMOUDS

01

Caixa de Lima Chata (10 unidades)

SEMOUDS

SEMOUDS

03

Óculos Proteção (Moto Serra)

SEMOUDS

SEMOUDS

20

Capa de Chuva

SEMOUDS

SEMOUDS

15

Cabo Para Pá

SEMOUDS

SEMOUDS

15

Cabo Para Enxada

SEMOUDS

SEMOUDS

30

Camisa ou Colete de Identificação (Defesa Civil)

SEMOUDS

SEMOUDS

05

Vassoura

SEMOUDS

SEMOUDS

05

Vassourão

SEMOUDS

SEMOUDS

100

Cavalete de Madeira

SETTRANS

SEMOUDS

100

Cone de Borracha

SETTRANS

SEMOUDS

20

Cone Grande – tipo “tambor”

SETTRANS

SEMOUDS

-

Fita de Isolamento – “zebrada”

SETTRANS

SEMOUDS

07

Viatura tipo motocicleta

SETTRANS

SEMOUDS

03

Viaturas média de quatro rodas.

SETTRANS

SEMOUDS

 

VLADIMIR DE FARIA AZEVEDO

Prefeito Municipal

 

ANEXO III

Planilha de RECURSOS HUMANOS (Pessoal) à disposição das equipes operacionais de Defesa Civil.

Nome

Telefone

Simonides Pereira Quadros

9923-8862 – 8825-2092

Dreyfus Bueno Rabello

8833-1414

Gerson Carlos Ferreira

8811-6037 – 9925-4448 – 3222-5990

Keila Monteiro Barbosa

8826-2935 – 3214-7304

Gilberto Gonçalves

8823-1975 – 8823-1976 – 3221-1544

Carlos Gontijo Souza – Coca

9958-7099

Edvaldo Eutaquio Pereira – Donga

3222-1102

Jose Maria Gontijo - Eng.

9945-5225

Antonio Donizete – Toizinho saneamento

9945-9919

Juliano Pinto da Silva – Mancha

9925-3858 – 8837-5034

Ronaldo Gomes de Andrade

8814-9127 – 9934-2814

Ronaldo Mauricio do Carmo

8822-9348

Mauri Agostinho Silva

9965-9559

Juliano Vieira dos Santos - eng. PAC

8405-6277

Wanderson Teixeira de Freitas

8826-3238 – 9105-6198 – 3221-8709

MOTORISTAS:

Nome

Telefone

Anderson Dione

8809-90410 – 3215-3417

Hélio Domingos

8841-7870

Nelito

8418-3898

Silvano

9117-6315

Sidney

9903-3381

Eduardo

8403-7005

Nilton

8821-6315 – 9922-2101

Luiz – carroceria .

9958-78590

Edmilson – carroceria .

8838-7592

Antonio Leonardo – popozinho – carroceria

8812-1855

Ismael

8835-1511

Jose Edmar Júlio

9928-5941

Washington Santanna

9118-8477

Continuação ANEXO III

OPERADORES DE MÁQUINAS:

Nome

Telefone

Zé da Retro - Retro escavadeira

8813-1814

Tiago - Retro escavadeira

8816-4442

Marcio Salgado - Patrol

8838-5973

Luizinho - Pá carregadeira

9949-1744

OPERACIONAL:

Nome

Telefone

Geraldo dos Santos Bueno

3214-6041

Roberto Pinto

8809-2324

Mauricio Alves Camargo

8838-8656

Mauro Antonio Oliveira

99114615

Juarez Ferreira Lemos

9908-7826

Antonio Mendes

3222-2038

Ricardo Eustaquio dos Santos

3212-9915

Lindomar Luiz Souza

9908-0104

Antonio Geraldo Vitor

3215-6501

Celso Viriato

8844-3147

Dalmir Teixeira

8836-2056

Jose Ilídio

8806-9151

Mizael Juscelino

8828-9070

Pedro Alcântara

8406-9151

Pedro Adenil

8842-4593

Tarcisio Braz

9151-7955

Milton Pereira

8833-0830

Elmo Antonio

8846-0221

Antonio Mendes

3222-2038

Jose dos Santos Aquino

9924-2816

Ailton Silva Oliveira

8804-6597

Delamar Flanklin

8842-8197

Antonio Alves Liduario

9921-0643

Antonio Isauro

9108-6446

João Ronan

3221-4617

Jurandir

3221-1543

Marcio Jose dos santos

8804-5901

Milton Modesto

8836-4689

Vicente Isauro

9128-5418

Valdir de Oliveira

8829-2825

Hélio dos Santos

9146-1743

Grisnaldo Ferreira

9102-6505

Jose Vandeir

8812-5459

Evando Jose

8819-7455

Antonio Marcos Alexandre

9836-5632

Altamiro João Ricardo

8846-1655

Jose de Deus da Cunha

8808-0226

Notas:

Escala de motorista para compor os veículos colocados a serviços da Defesa Civil ficara a cargo da SEMOUDES.

Motoristas cedidos por outras secretarias e que for empenhado no serviço operacional de resposta ao desastre deverá ficar a disposição da SEMOUDS e comporá escala de serviço elaborada pela mesma.

 

VLADIMIR DE FARIA AZEVEDO

Prefeito Municipal

 

[1] Plano de Emergência Pluviométrica 2012/2013, Anexo A (Prognóstico Metereológico para o Período Chuvoso 2012/2013 em Minas Gerais), prof. Ruibram dos Reis. Diretor Regional da Climatempo/MG.

[2] Fonte: Defesa Civil de Minas Gerais/CEDE MG – Plano de Chuvas 2011/2012. Pg. 29.


Publicado por:
Matheus dos Santos Guimarães
Código Identificador:13C1CFCD


Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS MINEIROS no dia 23/11/2012. Edição 0871
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/