ESTADO DE MINAS GERAIS CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 39/2024
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhores Vereadores, submeto à apreciação desta Casa a proposta de concessão do Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Marcelo Henrique de Mello.
Marcelo nasceu em 22 de janeiro de 1974, em uma colônia de moradores em torno da Usina Jatiboca, município de Urucânia/MG. É o filho caçula de uma família de nove irmãos. O pai era bombeiro mecânico e a mãe lavradora.
Ele relata que teve a infância marcada pela simplicidade: vivia em condições semelhantes aos outros colonos, o que fomentava um senso de família universal, onde todos se ajudavam. O catolicismo foi uma presença constante, fortalecendo o espírito comunitário. A rotina diária envolvia lazer, esportes, brincadeiras, as responsabilidades de cuidar da horta e de buscar leite. Marcelo acredita que essas experiências moldaram seu entendimento sobre disciplina e compromisso. Afirma ainda que os proprietários da Usina Jatiboca eram cuidadosos com os colonos, oferecendo saúde, cultura, disciplina e educação. Apesar das dificuldades, o valor da educação sempre foi prioridade na família, principalmente para o pai, que, embora tenha estudado apenas até a quarta série, acompanhava de perto os estudos dos filhos.
Um momento decisivo para a trajetória educacional da família foi quando o irmão mais velho foi adotado academicamente por um dos proprietários da usina, que financiou seus estudos em um colégio interno em Barbacena. Esse incentivo inspirou os irmãos a seguirem seus próprios caminhos acadêmicos fora da Jatiboca, com o apoio financeiro desse irmão e dos pais.
Marcelo sonhava cursar Ciência da Computação, mas optou por Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova – FACCO e trabalhava simultaneamente. Durante o curso, foi inspirado por notáveis professores como Lalado, Donata, Guto, Orsi e Leni. Antes de se formar, foi convidado a abrir um escritório de contabilidade com um colega já graduado. Aceitou a sociedade, e o empreendimento prospera até hoje. Trabalhando na área contábil em uma empresa de serviços de saúde, gerenciou uma área administrativa, o que o motivou a cursar pós-graduação em Administração Hospitalar. Após, realizou especializações em Auditoria e Controladoria, Gestão de Pessoas, Direito Tributário, entre outras. Também começou a ministrar palestras, o que lhe despertou interesse pela atuação acadêmica.
Com o objetivo de se tornar professor, obteve o Certificado de Avaliação de Título - CAT e começou a lecionar Sociologia em escolas estaduais de Ponte Nova. Posteriormente, ministrou em cursos técnicos na área contábil, de departamento pessoal e financeira pelo Serviço Nacional de Aprendizado do Comércio - Senac. Durante esse período, codirigiu o curso de Técnico em Contabilidade no Centro Estadual de Educação Continuada - CESEC, assumindo as disciplinas de Custos e a orientação de outras matérias. Na Escola Imaculada Conceição de Rio Casca participou do projeto estadual intitulado Projeto Programa Educacional de Atenção ao Jovem - PEAS Juventude.
Essas experiências pavimentaram o caminho para o desenvolvimento de iniciativas educacionais, como o vídeo-curso produzido em parceria com o Centro de Produções Técnicas - CPT de Viçosa. Em 2016 recebeu convite da coordenadora do curso de Ciências Contábeis para lecionar a disciplina de Contabilidade Tributária. Com o passar do tempo, começou a lecionar outras disciplinas como Custos, Contabilidade Societária, Teoria da Contabilidade e Laboratório Contábil. Em razão da experiência na área e proficiência em tecnologia, passou a atuar como coordenador adjunto do curso. Em 2019, assumiu a coordenação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Faculdade Dinâmica (NAF), em parceria com a Receita Federal, onde orienta alunos estagiários na prática contábil e na educação tributária.
Em 2018, finalizou o curso de Extensão em Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos da Arquidiocese de Mariana. Ainda naquele ano, em parceria com a ACIP/CDL e professores do Mestrado em Economia da UFV, criou o IPC/Cesta Básica de Ponte Nova. Este projeto busca informar os moradores sobre o custo de vida local comparado a outras cidades e capitais. Em 2021, retomou o enfoque nas disciplinas especiais do doutorado na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Em busca de aprimoramento acadêmico, iniciou mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, curso já concluído. Apesar de ser um campo inicialmente distante da sua formação, envolveu-se em projeto sobre tecnologias no ensino superior que evoluiu para uma pesquisa em educação especial. Auxiliou a criação de instrumentos de avaliação para alunos com necessidades específicas. Marcelo planeja criar o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas e Formação de Professores para Educação Especial e Inclusiva - LEPED na Faculdade Dinâmica, com a finalidade de melhorar as condições de ensino na educação especial. Durante a pandemia foi convidado, pela Prefeitura de Ponte Nova e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, a compor o grupo para a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico Local com o objetivo de contribuir com o tecido empresarial da cidade. Nesse contexto surgiu a ideia de ampliar a Sala Mineira do Empreendedor, oferecendo novos serviços pela Junta Comercial e pela Receita Federal. Desde então, tornou-se coordenador da Sala Mineira do Empreendedor de Ponte Nova, posição que mantém até o momento, trabalhando em parceria com os estagiários, bolsistas e mentores da Faculdade Dinâmica.
Com a fragilidade pela idade do pai em 2018, Marcelo passou a trabalhar meio período no escritório e a lecionar à noite, dedicando as tardes e madrugada aos cuidados com o genitor.
Em 2022, criou o projeto Equipe de Extensão (EXT) na Faculdade Dinâmica, inicialmente envolvendo os cursos de Administração e Ciências Contábeis. Este projeto seleciona alunos com talentos para auxiliarem em eventos. A EXT foi incorporada institucionalmente à Dinâmica e agora envolve alunos de todos os cursos da faculdade. No ano seguinte, ingressou na Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Computacional na UFV. Além disso, ministra aulas e módulos de Contabilidade e Gestão em Saúde na pós-graduação da Dinâmica e em cursos de graduação na área de saúde.
Desde 2018, atua na Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Ponte Nova junto com o presidente André Brettas. Em 2024, recebeu convite para fazer parte da Rede BraiNNIAC/UFV, que reúne cientistas de universidades e centros de pesquisa tanto do Brasil quanto do exterior, focados em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Neurociências, Nanotecnologia, Inteligência Artificial e Cognição. Contribuiu na elaboração e na implementação das políticas de Inteligência Artificial com foco em educação na Faculdade Dinâmica, visando alinhar as práticas pedagógicas ao futuro da IA. Em consequência, foi convidado para participar da seleção de Doutorado em Ética e Bioética aplicada à Inteligência Artificial, a fim de investigar essa interação.
Nesse ponto da própria jornada, Marcelo percebe que o sonho de se formar em Ciência da Computação foi realizado de formas distintas, por meio da aplicação da Inteligência Artificial na educação, contabilidade e outras áreas. Ele acredita que a vida nos mostra que, com o tempo, aquilo que buscamos se aproxima de nós.
Solicito ao Plenário a aprovação desta justa homenagem.
Sala das Sessões, 9 de setembro de 2024.
JOSÉ ROBERTO LOURENÇO JÚNIOR -
Vereador - Rede
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 39/2024
Concede Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Marcelo Henrique de Mello.
A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e a Mesa Diretora, no uso de suas atribuições, promulga a seguinte Resolução:
Art. 1º Fica concedido Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Marcelo Henrique de Mello.
Art. 2º O Diploma de que trata esta Resolução será entregue ao agraciado em sessão solene do Poder Legislativo.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Ponte Nova - MG, de de 2024.
Mesa Diretora
WELLERSON MAYRINK DE PAULA
Presidente
JOSÉ ROBERTO LOURENÇO JÚNIOR
Vice-Presidente
ANTÔNIO CARLOS PRACATÁ DE SOUSA
Secretário
Iniciativa
JOSÉ ROBERTO LOURENÇO JÚNIOR
Vereador – Rede
Publicado por:
Paulo Gomes Coelho
Código Identificador:03AE0B13
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 17/09/2024. Edição 3856
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/