ESTADO DE MINAS GERAIS
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 31/2024

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 31/2024

 

Concede Diploma de Consagração Pública ao Centro Espírita São Cosme e Damião Ilê Alaketu Asé Omó Odé Igbó Ati Opará - Centro Espírita São Cosme e Damião.

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Senhores Vereadores, submeto à apreciação desta Casa a proposta de concessão do Diploma de Consagração Pública ao Centro Espírita São Cosme e Damião Ilê Alaketu Asé Omó Odé Igbó Ati Opará - Centro Espírita São Cosme e Damião.

O Centro Espírita São Cosme e Damião Ilê Alaketu Asé Omó Odé Igbó Ati Opará - Centro Espírita São Cosme e Damião, inscrito sob o CNPJ n° 41.075.231/0001-41, foi fundado, de fato, em 27 de setembro de 1984, com a abertura do CNPJ em 2021 conforme registro de Ato Constitutivo e dados na Receita Federal do Brasil.

Iniciou as atividades no dia da comemoração da festividade de São Cosme e Damião, 27 de setembro, em 1984, quando fora realizada a primeira festa dos referidos santos na cidade. Desde então, anualmente, os membros e populares que frequentam o Centro comemoram, na referida data de setembro, a festa que no ano de 2024 completa 40 anos de existência também marcando o tempo de existência da casa.

A instituição iniciou sob direção e sacerdócio de Maria do Carmo Ramos, conhecida em Ponte Nova e nas cidades próximas como “Mãe Du”, ela é responsável por diversos trabalhos sociais e culturais no bairro Sumaré e inúmeros auxílios espirituais prestados a fiéis que vinham a sua procura sendo devida e prontamente atendidos. As atividades periódicas no Centro se davam pelas sessões de Umbanda, e “Mãe Du”, cumprindo o seu chamado espiritual, atendeu ao longo de todos esses anos, um número incalculável pessoas e também agiu em prol do desenvolvimento espiritual de diversos médiuns, inclusive do próprio filho, Juliano.

A festa de São Cosme e Damião, realizada em 27 de setembro de todos os anos, é aberta ao público ofertando e distribuindo balas, doces, bolos, salgados e guloseimas fazendo com que famílias incentivassem os filhos e jovens a participarem da festividade e assim recebem a benção e amparo espiritual dos padroeiros do Centro e dos espíritos das crianças, que trazem proteção, saúde, alegria e auxílio à vida dos populares.

Atualmente o Centro está sob a direção de Juliano Fortunado de Oliveira, conhecido como Pai Juliano de Oxóssi, filho de Maria do Carmo Ramos (Mãe Du) e conta com diversos membros que trabalham ativamente na manutenção dos trabalhos da casa nas sessões de Umbanda, na celebração dos Candomblés e na execução da festa que leva o nome da casa.

Solicito ao Plenário a aprovação desta justa homenagem.

 

Sala das Sessões, 15 de agosto de 2024.

 

JOSÉ GONÇALVES OSÓRIO FILHO 

Vereador - PSB

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 31/2024

Concede Diploma de Consagração Pública ao Centro Espírita São Cosme e Damião Ilê Alaketu Asé Omó Odé Igbó Ati Opará - Centro Espírita São Cosme e Damião.

 

A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e a Mesa Diretora, no uso de suas atribuições, promulga a seguinte Resolução:

Art. 1º Fica concedido Diploma de Consagração Pública ao Centro Espírita São Cosme e Damião Ilê Alaketu Asé Omó Odé Igbó Ati Opará - Centro Espírita São Cosme e Damião.

Art. 2º O Diploma de que trata esta Resolução será entregue ao agraciado em sessão solene do Poder Legislativo.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ponte Nova - MG, de de 2024.

 

Mesa Diretora

 

WELLERSON MAYRINK DE PAULA 

Presidente

 

JOSÉ ROBERTO LOURENÇO JÚNIOR 

Vice-Presidente

 

ANTÔNIO CARLOS PRACATÁ DE SOUSA 

Secretário

 

Iniciativa

 

JOSÉ GONÇALVES OSÓRIO FILHO 

Vereador - PSB


Publicado por:
Paulo Gomes Coelho
Código Identificador:0D0B9C91


Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 26/08/2024. Edição 3840
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/