ESTADO DE MINAS GERAIS
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA

CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 31/2025

Concede Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Vítor Inêz de Castro Moreira.

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Senhores Vereadores, submeto à apreciação desta Casa a proposta de concessão do Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Vítor Inêz de Castro Moreira.

Vítor Inêz nasceu no dia 21 de janeiro de 1973, em Porto Firme, Minas Gerais e foi criado na fazenda Vargem Linda. É filho de Raul Gomes Moreira e de Maria das Mercês de Castro Moreira. Frequentou os primeiros anos da educação básica em Guaraciaba, a 9 km de casa. Hoje, Vítor é casado com Jacqueline Ribeiro, de Ponte Nova, Minas Gerais, e pai de Ítalo e Víctor.

Ele é o 15º de 17 irmãos. Deixou a casa dos pais aos 14 anos, embarcando em uma jornada de descobertas e desafios. Morou com o Padre Oscar, um amigo da família, em Cristiano Otoni, Minas Gerais e, em seguida, com a irmã Nadir em Porto Firme. Em Ponte Nova, estudou no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e trabalhou na mercearia do irmão Dodó, atual Supermercado Moreirão, demonstrando desde cedo sua determinação para o trabalho.

Buscou oportunidades em Belo Horizonte e retornou a Ponte Nova, onde tentou investimentos em bares, com a irmã Neta. Em seguida, passou a se dedicar a um negócio próprio. Aventurou-se na venda de livros em São Paulo e, mais tarde, morando com o irmão, Padre Francisco, em Brasília, trabalhou em um restaurante e concluiu o ensino médio. Acompanhou o sacerdote em uma transferência, mas regressou a Minas em seguida.

De volta à zona rural, na região de Guaraciaba, Vítor empreendeu na venda de laticínios com o irmão Roberto e, posteriormente, na ordenha e na produção de queijos na fazenda localizada na comunidade do Café. Foi nesse período de trabalho árduo que encontrou o amor: Jacqueline.

Nos negócios, teve a chance de um novo recomeço quando o irmão Dimas adquiriu uma mercearia em Ponte Nova e o convidou para administrá-la, oferecendo-o moradia. Em 2000, Vítor se estabeleceu no bairro de Fátima, onde a mercearia de Dimas tornou-se o seu próprio negócio. Por 15 anos, Vítor e a irmã Neta foram sócios, até que ele assumiu a propriedade total do estabelecimento.

Desde então, há cerca de 25 anos, Vítor administra a mercearia com dedicação inabalável, contando com o apoio da família. Ele criou os filhos em Ponte Nova, no bairro de Fátima, e se tornou um pilar da comunidade. Com muito empenho, expandiu o negócio, diversificando os serviços para incluir o disque-cerveja e o fornecimento de bebidas para eventos locais, rodeios e festividades diversas.

Vítor considera que sua caminhada foi marcada por momentos difíceis, mas sempre entregou a vida nas mãos de Deus, o que sustentou sua esperança. Hoje, ele e a família continuam a servir à comunidade com o mesmo compromisso, mantendo vivo o espírito de trabalho e de superação que moldou a notável trajetória na vida e nos empreendimentos.

Solicito ao Plenário a aprovação desta justa homenagem.

 

Sala das Sessões, 26 de junho de 2025.

 

FERNANDA FÉLIX BITENCOURT

Vereadora - AGIR

 

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 31/2025

 

Concede Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Vítor Inêz de Castro Moreira.

 

A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e a Mesa Diretora, no uso de suas atribuições, promulga a seguinte Resolução:

Art. 1º Fica concedido Título de Cidadão Honorário de Ponte Nova ao Senhor Vítor Inêz de Castro Moreira.

Art. 2º O Diploma de que trata esta Resolução será entregue ao agraciado em sessão solene do Poder Legislativo.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Ponte Nova - MG, de de 2025.

 

Mesa Diretora

 

WELLINGTON SABINO DE OLIVEIRA

Presidente

 

FABIANO SOUZA DA CRUZ

Vice-Presidente

 

MÁRCIO ALVES FERREIRA

Secretário

 

Iniciativa

FERNANDA FÉLIX BITENCOURT

Vereadora – AGIR 


Publicado por:
Paulo Gomes Coelho
Código Identificador:46577BF5


Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 03/07/2025. Edição 4055
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/