ESTADO DE MINAS GERAIS CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 17/2025
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhores Vereadores, submeto à apreciação desta Casa a proposta de concessão do Diploma de Consagração Pública ao Senhor Luíz Cláudio Inácio da Silveira.
Luís Cláudio Inácio da Silveira é filho de Luiz Inácio da Silveira e de Araci Texeira da Silveira, nasceu em 29 de dezembro de 1962 na cidade de Rio Pomba, Minas Gerais. Aos 7 anos de idade, a família se mudou para Ponte Nova e, em 14 de abril de 1984, o jovem Luís se casou com Ângela Maria Coutinho da Silveira, com quem teve dois filhos, Diego e Marcelo.
Cursou o primário na Escola Estadual Senador Antônio Martins entre os anos de 1970 e 1973, no ano seguinte, ingressou na Escola Professor Raimundo Martiniano Ferreira onde permaneceu até 1977. Em 1978, iniciou o Curso de Técnico de Agropecuária na Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba, concluindo-o em 1980. Nesse período, iniciou um estágio supervisionado no IAA PLANALSUCAR (Programa Nacional de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar), sendo mais tarde, em 1º de julho de 1981, contratado para trabalhar nesse Programa. Com a extinção do IAA, em dezembro de 1990 foi incorporado ao quadro funcional da Universidade Federal de Viçosa - UFV, lotado no Departamento de Fitotecnia, onde continuou os trabalhos com a cultura da cana-de-açúcar, pelo programa PMGCA-UFV- RIDESA.
Cursou Ciências Contábeis entre 1986 e 1989 pela FACCO (Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova), obtendo o título de Bacharel em Ciências Contábeis. Especializou-se em Administração Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Economia Rural, Lato Sensu (1991).
Dentro do Programa de Melhoramento, na transição entre Planalsucar e Universidades, foi o responsável pela condução e seleção da variedade RB867515, atualmente essa variedade representa cerca de 27% da área cultivada com cana-de-açúcar no Brasil.
Em março de 1996, iniciou o curso de Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, obtendo o título de Engenheiro Agrônomo em maio de 2002. Em julho de 2010, iniciou o mestrado no programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná, no curso de Produção Vegetal, defendendo a dissertação em 28 de julho de 2011.
Em agosto de 2011, iniciou o doutorado em agronomia, na área de concentração em produção vegetal, no Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a conclusão e defesa da tese em 8 de dezembro de 2014. Atualmente trabalha pela UFV, lotado na Estação de Pesquisa e Melhoramento CECA–UFV (Centro de Experimentação em Cana-de-Açúcar), no município de Oratórios-MG. Trabalha em parceria com outras universidades, além da UFV, por meio da RIDESA BRASIL (Rede Inter-Universitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético Brasileiro).
Solicito ao Plenário a aprovação desta justa homenagem.
Sala das Sessões, 7 de abril de 2025.
MÁRCIO ALVES FERREIRA
Vereador – PDT
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 17/2025
Concede Diploma de Consagração Pública ao Senhor Luís Cláudio Inácio da Silveira.
A Câmara Municipal de Ponte Nova aprova, e a Mesa Diretora, no uso de suas atribuições, promulga a seguinte Resolução:
Art. 1º Fica concedido Diploma de Consagração Pública ao Senhor Luís Cláudio Inácio da Silveira.
Art. 2º O Diploma de que trata esta Resolução será entregue ao agraciado em sessão solene do Poder Legislativo.
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Ponte Nova - MG, de de 2025.
Mesa Diretora
WELLINGTON SABINO DE OLIVEIRA
Presidente
FABIANO SOUZA DA CRUZ
Vice-Presidente
MÁRCIO ALVES FERREIRA
Secretário
Iniciativa
MÁRCIO ALVES FERREIRA
Vereador - PDT
Publicado por:
Paulo Gomes Coelho
Código Identificador:D2F10BE6
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros no dia 25/04/2025. Edição 4007
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/
Imprimir a Matéria