ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIOXIM
MUNICIPIO DE GOIOXIM
DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL
VIGILANCIA SOCIOASISTENCIAL
DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL
2025
PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIOXIM-PR
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Eder dos Santos
Prefeito de Goioxim
Josiane Lourença
Secretária de Assistência Social
EQUIPE DE ELABORAÇÃO
Angela Fabiane Cagnini – Assistente Social
CRAS
Andressa Lange – Assistente Social
Emanuelli Maria Ida de Oliveira – Psicóloga
Bruna Almerinda Santos de Carvalho – Assistente Social
Amanda Santos Machado – Psicóloga
CREAS
Lucia Antunes do Amaral – Assistente Social
Jaqueline Souza Santos – Psicóloga
APRESENTAÇÃO
O diagnóstico socioterritorial viabiliza uma análise interpretativa da realidade social. É o ponto de partida para que o município possa conhecer suas principais necessidades e demandas. A política pública de assistência social requer um olhar singular para as particularidades do território, visando reconhecer dificuldades e potencialidades para a efetiva aplicação de uma política pública planejada e estratégica possibilitando ações que visem suprir as necessidades daquela região e/ou comunidade.
Nesse sentido, o diagnóstico socioterritorial do Município de Goioxim, Estado do Paraná, tem por objetivo conhecer as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais, reconhecendo as suas demandas e potencialidades. O processo de construção do diagnóstico foi elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social através da Vigilância Socioassistencial juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Equipe da Proteção Social Especial.
O presente diagnóstico possibilita identificar as demandas do território, vulnerabilidades e potencialidades. Fazendo com que através dessa análise da situação os profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social-SUAS possam ter conhecimento para assim desenvolver suas ações considerando a realidade apresentada.
O diagnóstico socioterritorial é instrumento que compõe a Vigilância Socioassistencial, e visa orientar por meio de dados, as demandas e serviços que afetam os cidadãos, nesse sentido a NOB-SUAS (2012), explicita que:
Art. 87. A Vigilância Socioassistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas, e trata: I - das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios; II - do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial. (BRASIL, 2012, p. 40).
Este estudo utiliza-se do conhecimento gerado pela atuação das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Goioxim, incluindo o CRAS, Equipe Volante, CREAS e CADÚnico. Essas equipes, prestam atendimento diariamente ofertando serviços e benefícios, e são fundamentais para a Vigilância Socioassistencial, pois coletam dados sobre usuários durante seus atendimentos, ajudando a mapear riscos, vulnerabilidades e violações de direitos no município.
SUMARIO
INTRODUÇÃO ..........06
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICIPIO ..........07
FUNDAÇÃO ..............08
EQUIPAMENTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GOIOXIM – PR .........................08
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) SEDE E VOLANTE...................09
CENTRO DE REFERÊNCIAS ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS).....................12
Proteção Social Especial de Média Complexidade........................12
Proteção Social Especial de Alta Complexidade.............................13
Acolhimento Institucional ....................14
GOIOXIM: SOCIOTERRITORIAL...................15
INFORMAÇOES DEMOGRAFICAS ..............16
CADASTRO ÚNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS .................................19
EDUCAÇÃO ...............20
SAÚDE .......................21
ATENDIMENTOS REALIZADOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL .................................22
PRINCIPAIS MOTIVOS DE ATENDIMENTOS............................................23
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO..............23
REFERÊNCIAS..........24
INTRODUÇÃO
As desigualdades são expressões da questão social, que afetam grandes e pequenas cidades. E, em cada uma destas apresenta particularidades que devem ser observadas pelos gestores afim de mitigar problemas sociais, vulnerabilidades e riscos sociais como violência, baixa renda, habitações precárias, fome e dificuldades para conseguir emprego. A extrema pobreza, segundo Pereira (2001) é a face mais visível da desigualdade estrutural, materializa ausência do acesso a bens, serviços e direitos básicos.
Neste sentido, a Vigilância Socioassistencial tem como objetivo identificar e entender as situações de precarização e vulnerabilidade que afetam os diferentes territórios e seus habitantes, comprometendo sua sobrevivência, dignidade, autonomia e socialização. Para isso, é essencial conhecer a realidade objetiva das famílias e as condições dos territórios em que vivem, utilizando dados estatísticos e promovendo a apropriação do conhecimento gerado pelas equipes dos serviços socioassistenciais, que mantêm um contato direto com a comunidade.
A Norma Operacional Básica do SUAS, aprovada em 2012, estabelece a Vigilância Socioassistencial como uma função essencial da política de assistência social, em conjunto com a Proteção Social e a Defesa de Direitos. Essas funções são interdependentes e se realizam plenamente por meio da interação entre si. A NOB 2005 já destacava que a Vigilância Socioassistencial visa desenvolver capacidades para que gestores e profissionais conheçam as vulnerabilidades sociais da população e do território, permitindo o planejamento de ações preventivas e a restauração de direitos violados.
Para isso, é fundamental organizar dados e informações que fortaleçam a política pública de Assistência Social. Segundo a NOB 2012, essa Vigilância deve operar em níveis municipal, estadual e federal, contribuindo para as áreas de proteção social básica e especial, por meio de estudos e diagnósticos que ampliem o conhecimento sobre as necessidades da população e auxiliem na formulação de ações adequadas. Além disso, é necessário analisar informações sobre financiamento e qualidade dos serviços oferecidos.
Desta forma, o Município de Goioxim, identificou a necessidade de regulamentar o setor de vigilância socioassistencial através do decreto 31/2025, o qual vem de encontro as normativas vigentes e visa, sobretudo, garantir a proteção social a sua população.
CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO:
O Município de Goioxim se localiza no espaço regional, no centro-oeste do Paraná. Por volta de 1900, a região onde hoje é o município era habitada por índios caigangues, que denominaram a localidade de Goio - Rio e Xim – Pequeno. Atualmente a cidade apresenta as seguintes características gerais:
• População: 6.531 habitantes
• Área territorial: 702,538 km;
• Distância até a capital do Estado: 328,08 km;
• Comarca: Cantagalo/PR;
• IDH-M: 0,641;
IGRD: 0,4938
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/goioxim/panorama
FUNDAÇÃO
No ano de 1923, a Lei Estadual nº 2.226 marcou o nascimento do Distrito Judiciário de Lagoa Seca, localizado no Município de Guarapuava. Com o passar do tempo, mudanças de nome refletiram a evolução da região: em 1934, o Decreto-Lei nº 124 transformou Lagoa Seca em Juquiá, um novo capítulo na história local. E em 1943, o Decreto-Lei nº 199 renomeou Juquiá para Goioxim.
Finalmente, em 30 de outubro de 1995, a partir da Lei Estadual nº 11.183 Goioxim tornou-se um município independente, desmembrado do Município de Cantagalo. Oficialmente em 1º de janeiro de 1997, Goioxim começou a escrever sua própria história.
EQUIPAMENTOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE GOIOXIM – PR
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Goioxim é responsável por estruturar todos os serviços da Politica Municipal de Assistência Social (PMAS) regulamentada pela lei 668/2020.
O município de Goioxim dispõe dos seguintes equipamentos:
Um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com divisão de Equipe Sede e Equipe Volante, sendo que cada equipe presta o atendimento conforme abrangência territorial;
Um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS);
Um Conselho Tutelar; e
Uma Casa de Acolhimento Institucional;
Cada unidade atua na proteção social conforme nível de complexidade estabelecido na Política Nacional de Assistência Social. Desta forma, a Assistência Social possui atuação integrada às políticas
setoriais, compreendendo as desigualdades existentes nos territórios, visando o seu enfrentamento e a garantia da proteção social aos usuários que vivenciam situações de contingências sociais, buscando-se a universalização dos direitos sociais e a garantia da proteção social. Neste sentido, consideram-se público usuário da Assistência Social indivíduos, famílias ou grupos
[...] em situações de vulnerabilidade e riscos, tais como: [...] perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos étnico, cultural e sexual; desvantagem pessoal resultante de deficiências; exclusão pela pobreza e, ou, no acesso às demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; diferentes formas de violência advinda do núcleo familiar, grupos e indivíduos; inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal e informal; estratégias e alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar risco pessoal e social (BRASIL, 2004).
4.1. CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública municipal e caracteriza-se como a porta de entrada para todos os serviços do Sistema Único de Assistência Social, atuando no reconhecimento das vulnerabilidades e riscos no território.
Ele oferta serviços continuados de proteção social básica a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de desenvolver potencialidades e fortalecer vínculos familiares e comunitários por meio de programas, benefícios e projetos sociais.
No município de Goioxim-PR, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está localizado na Rua Laurindo Cordeiro de Souza, nº 1398, Bairro BNH, e foi criado no ano de 2010, conforme registro no CadSUAS do Ministério de Desenvolvimento Social. Conta atualmente com com equipe formada por coordenadora, duas assistentes sociais, duas psicólogas e agente administrativo, conforme previsto na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS).
O trabalho tem sido ofertado através do Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades que acontecem no decorrer do ano estão previamente estabelecidas e seguem determinações do SUAS e tipificação (Resolução nº 109 de 11 de novembro de 2009), que aprova Serviços Socioassistenciais, conforme níveis de complexidade do SUAS.
Segundo a Tipificação Socioassistencial (2009), o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é um trabalho social contínuo focado em fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos e promover o acesso a direitos, melhorando assim sua qualidade de vida. O PAIF desenvolve potencialidades e fortalece vínculos familiares e comunitários por meio de ações preventivas, protetivas e proativas, incluindo atividades culturais para ampliar o conhecimento e proporcionar novas experiências às famílias atendidas.
O trabalho social com famílias do PAIF é realizado diariamente no CRAS, por meio de diversas ações, como a inserção e atualização no Cadastro Único, além de orientações, atendimentos técnicos e encaminhamentos para concessão de benefícios eventuais. Adicionalmente, são promovidas reuniões e oficinas que visam garantir direitos, todas categorizadas como atendimentos do PAIF.
No que diz respeito ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os grupos são formados com base nos objetivos do SCFV para cada faixa etária, conforme descrito na Tipificação dos Serviços Socioassistenciais. Os profissionais avaliam o ciclo de vida dos usuários, suas vulnerabilidades e situações de risco, além da quantidade máxima de participantes por grupo.
Os encontros dos grupos do SCFV têm como objetivo promover a convivência, permitindo diálogos e atividades que oferecem alternativas para enfrentar vulnerabilidades e construir soluções. Isso é alcançado por meio de diversas ações estratégicas, que devem ser atrativas e atender às demandas específicas de cada grupo, sempre com objetivos claramente definidos.
Devido à grande extensão territorial de Goioxim-PR, especialmente na área rural, foi instituída em 2011 a Equipe Volante, com o objetivo de oferecer atendimento de proteção social básica às famílias do interior do município, ampliando o acesso aos serviços socioassistenciais. Essa iniciativa respeita o princípio da Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, assegurando que as populações urbanas e rurais tenham equivalência nos serviços. A equipe é composta por uma assistente social e uma psicóloga e agente administrativo/oficineiro. A Equipe Volante integra a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O CRAS oferece serviços socioassistenciais conforme a Política Nacional de Assistência Social. Eles realizam o Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), promovendo ações comunitárias sobre temas como combate à violência contra a mulher, abuso sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e direitos da pessoa idosa. As atividades incluem acolhida, busca ativa, visitas domiciliares e encaminhamentos.
O CRAS desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecendo oficinas e encontros para grupos de mulheres na sede e nas comunidades rurais. Atividades também ocorrem com idosos na sede.
Além disso, o CRAS garante acesso aos direitos da Lei de Benefícios Eventuais (Lei Municipal n°668/2020), oferecendo benefícios como cestas básicas, documentação, auxilio natalidade, auxílio funeral e auxilio circunstancial para famílias em vulnerabilidade social temporária. Também realiza orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência.
Oferta encaminhamentos de Passe Livre – intermunicipal e interestadual voltado às pessoas com deficiência, doenças crônicas, com renda per capita de até um salário mínimo; Carteira do Idoso para viagem intermunicipal e interestadual, concedido através do Cadastro Único para idosos a partir de 60 - 65 anos e com renda individual de até 2 salários mínimos; e Carteira do Autista.
As equipes da Proteção Social Básica também desenvolvem o Programa Nossa Gente Paraná, iniciativa do governo do estado, voltada ao atendimento de famílias em situação de alta vulnerabilidade social. Além disso, o programa promove um trabalho intersetorial, envolvendo áreas como assistência social, saúde, educação e habitação. Isso é fundamental para garantir um atendimento mais completo e eficaz, pois muitas vezes as necessidades das famílias são diversas e interligadas. As reuniões dos comitês (local e municipal) ajudam a manter a articulação e a continuidade das ações, além de permitir a troca de experiências e a melhoria constante dos projetos.
4.2. CENTRO DE REFERÊNCIAS ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)
Proteção Social Especial de Média Complexidade
Em 2025, o Município de Goioxim-PR passou a contar com o equipamento do Centro de Referência de Assistência Social Especializado (CREAS), conforme registro no CadSUAS do Ministério de Desenvolvimento Social, o qual atua na proteção social especial, quando existe a ocorrência de risco social, violação aos direitos fundamentais e fragilização e/ou rompimento dos vínculos familiares. Anteriormente à existência da unidade de proteção social especial, os serviços eram prestados pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com o CRAS.
As famílias brasileiras contam com uma diversidade de contextos econômicos, culturais e sociais, destacando-se que muitas enfrentam inseguranças como desemprego, baixa renda e exclusão social. Essas situações podem levar à violação dos direitos dos membros da família, comprometendo sua função protetiva. Isso resulta em riscos sociais que afetam diversos grupos, como idosos, crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e em situação de rua, refletindo fenômenos complexos que impactam diferentes gerações.
Os serviços da proteção social especial, dividem-se em média e alta complexidade. Na média complexidade, destaca-se o CREAS, que oferece apoio técnico especializado por uma equipe multiprofissional, visando fortalecer a proteção familiar e reparar situações de violência. O atendimento ocorre tanto nas instalações do CREAS quanto nas comunidades, em colaboração com instituições como o Poder Judiciário e Conselhos Tutelares. O foco é estruturar uma rede de proteção social que apoie famílias e indivíduos com direitos violados, mas que mantêm vínculos familiares e comunitários, proporcionando atenção especializada e acompanhamento sistemático (BRASIL, 2004).
Proteção Social Especial de Alta Complexidade
A alta complexidade dos serviços de proteção social, atendem casos de violação de direitos que exigem o afastamento do núcleo familiar para garantir a proteção integral. Essa abordagem é necessária quando os vínculos familiares e comunitários estão rompidos devido a situações de risco social, levando à institucionalização ou acolhimento.
Os serviços de alta complexidade oferecem suporte completo, incluindo moradia, alimentação, higiene e trabalho protegido, para indivíduos e famílias sem referências ou em situação de ameaça. Exemplos desses serviços incluem Atendimento Integral Institucional, Casa Lar, República, Casa de Passagem, Albergue, Família Substituta, Família Acolhedora e medidas socioeducativas que envolvem restrições ou privação de liberdade. Os serviços de proteção social especial têm estreita interface com o sistema de garantia de direitos, pois muitas vezes se faz necessária uma gestão mais complexa e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo (BRASIL, 2004).
Acolhimento Institucional
No município de Goioxim - PR, o acolhimento institucional de
crianças e adolescentes vítimas de violência, é possível através da Casa de Acolhimento Institucional Eulezia Maria da Rocha Marcondes
criada em 2009. Anteriormente à criação da unidade as crianças e
adolescentes que necessitavam de acolhimento institucional eram encaminhadas para a o acolhimento institucional em outros municípios.
A Casa de acolhimento institucional conta com cede própria, sua estrutura física dispõe de 2 (dois) quartos grandes (devidamente equipados para atender a demanda), 1 (uma) sala de uso comum,1 (uma) cozinha, 1 (um) refeitório de uso compartilhado, 1 (um) banheiros, 1 (uma) lavanderia, 1 (uma) varanda e dispõe de espaço para o lazer na área externa com parquinho.
O ambiente conta com muros altos e acesso restrito. Em termos de recursos humanos, a atual equipe de atendimento é composta por coordenação de 1 (um) técnico com formação em psicologia, 3 (três) cuidadoras sociais com regime de trabalho de 24h x 48h. este equipamento dispõe de capacidade máxima para atender até 10 (dez) crianças e adolescentes em situação de acolhimento, na faixa etária entre 0 a 17 anos.
Os atendimentos da casa de acolhimento institucional são realizados pela equipe de proteção social especial. Entre os anos de 2024 a 2025 foram registrados 15 acolhimentos de crianças e adolescentes, destes seis foram reinseridas as suas famílias de origem, uma foi encaminhada para família extensa, uma transferida de instituição e sete ainda permanecem na instituição aguardando decisão judicial.
O gráfico abaixo retrata a quantidade de acolhimento por faixa etária:
Quando se trata de institucionalização de idosos e/ou pessoas com deficiência por questões de negligência, abandono, violência intrafamiliar, entre outros tipos de violações, quando já esgotadas as possibilidades de permanecer no núcleo familiar ou na família extensa, visando a garantia dos direitos fundamentais, busca-se encaminhá-los para a Associação São Francisco de Assis de Pinhão - PR, quando existe a disponibilidade de vagas, com a qual o Município dispõe de termo de cooperação já firmado.
Com o objetivo de atender as demandas da proteção social especial, busca-se trabalhar com a Lei de Benefícios Eventuais municipal a qual prevê a possibilidade de aluguel social para mulheres vítimas de violência e também se disponibiliza passagem para o deslocamento de pessoas em situação de rua ou vítimas de violência.
DIAGNOSTICO SOCIOTERRITORIAL
O Diagnóstico Socioterritorial é uma ferramenta de extrema
importância no mapeamento das vulnerabilidades sociais presentes no município, neste sentido, as informações foram coletadas e tabuladas de diversas plataformas que auxiliam na coleta de dados, principalmente vinculados aos usuários do Cadastro Único.
Para a Política de Assistência o território é conceito central para compreender a materialidade da política. De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004) “O território é o espaço de vivência das famílias, onde se manifestam as diversas expressões da questão social e onde as ações da assistência social devem se materializar, garantindo a proteção social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”.
Nesse sentido, o território ultrapassa a dimensão geográfica, trata-se de um espaço socialmente construído que retrata as condições de vida da população. No SUAS, o território é a base que orienta o planejamento, a gestão e a oferta dos serviços socioassistenciais.
Sposati (2013) destaca que a concepção de território não pode ser confundida apenas com a área de abrangência, possui uma dimensão histórica e constrói sua identidade em uma dinâmica de relações, é uma expressão concreta das políticas sociais.
INFORMAÇOES DEMOGRAFICAS
Area central do Município de Goioxim
IBGE, Censo Demográfico - 2022
Segundo dados do último censo demográfico do IBGE em 2022, a população municipal está estimada em 6.566 habitantes, a pirâmide abaixo retrata a divisão censitária da população por sexo e idade:
https://cidades.ibge.gov.br/panorama-impresso?cod=4108650
A economia do Município apresentou um aumento expressivo na comparação com o censo de 2010. Em 2021, o PIB per capita era de R$ 44.184,49, alcançando a posição de 143º na comparação com os 399 municípios do estado do Paraná. Já o percentual de receitas externas em 2024 era de 93,01%, o que o colocava na posição 11º de 399 entre os municípios do estado
Em 2022 a média salarial da população era de 2,1 salários mínimos, sendo 770 pessoas ocupadas em postos de trabalhos formais. Ressalta-se também o percentual da população com rendimento nominal mensal per capita de até 1/2 salário, que é equivalente a 47% da população.
5.2 Cadastro Único para Programas Sociais
O CadÚnico é um cadastro nacional gerido pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Social, coletando dados de famílias por meio de questionários da Assistência Social. Ele é essencial para cadastrar beneficiários de programas de transferência de renda e fortalecer a busca por serviços sociais. Neste sentido, no âmbito do Município de Goioxim – PR a partir dos dados do cadastro único é possível realizar a seguinte leitura da realidade atual:
Fonte: MDS
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Social, no mês de agosto de 2025, o Município de Goioxim teve 790 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, com 2.415 pessoas beneficiadas, e totalizando um investimento de R$ 523.168,00 e um benefício médio de R$ 663,92. O município de Goioxim também teve 118 famílias beneficiadas pelo Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, totalizando um investimento de R$ 12.744,00.
Os dados do Cadastro Único também podem ser utilizados para o mapeamento das vulnerabilidades locais, o planejamento das ações e a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo estado ou município.
O município de Goioxim já vem realizando as atividades de cadastramento e atualmente (agosto de 2025) tem:
• 1.664 famílias inseridas no Cadastro Único;
• 1.373 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;
• 1.168 famílias com renda até ½ salário mínimo; e
• 1.047 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado.
A partir dos dados do cadastro único também é possível extrair as seguintes informações referentes ao perfil etário das famílias cadastradas:
5.3 Educação
Atualmente o acompanhamento das condicionalidades da educação voltou a ser obrigatório, objetivando recuperar os índices de acompanhamento anteriores à pandemia e, posteriormente, procurar alcançar novos patamares.
Em maio de 2025, 746 beneficiários(as) de 4 a 18 anos incompletos de idade tinham perfil para acompanhamento das condicionalidades de educação. O município de Goioxim conseguiu acompanhar 708 beneficiários(as) entre 4 e 18 anos incompletos de idade, o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 94,9% na educação. O resultado nacional de acompanhamento foi de 84,3%.
O quadro a baixo retrata de maneira objetiva estes índices:
|
ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES |
||||
|
|
Crianças (4 a 5 anos) |
Crianças e Adolescentes (6 a 15 anos |
Adolescentes e Jovens (16 e 17 anos) |
Total de Pessoas (4 a 17 anos) |
|
Público para acompanhamento |
133 |
534 |
79 |
746 |
|
Pessoas acompanhadas |
112 |
524 |
72 |
708 |
|
Taxa de acompanhamento |
84,21% |
98,13% |
91,14% |
94,91% |
|
Pessoas que cumpriram a condicionalidade |
112 |
514 |
66 |
692 |
|
Taxa de cumprimento |
100% |
98,09% |
91,67% |
97,74% |
Fonte: SENARC 2025
5.4 Saúde
No âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS o acompanhamento das condicionalidades de saúde apresenta os seguintes dados:
Em junho de 2025, 1.658 beneficiários(as) tinham perfil para acompanhamento das condicionalidades de saúde. Compõem o público para acompanhamento das condicionalidades de saúde as crianças menores de 7 anos e as mulheres. O município de Goioxim conseguiu acompanhar 1.500 beneficiários(as), o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 90,5% na saúde. O resultado nacional de acompanhamento foi de 81,4%.
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ACOMPANHAMENTO DAS CONDICIONALIDADES |
|||
|
|
Crianças menos de 7 anos |
Mulheres |
Total (Mulheres e crianças) |
|
Público para acompanhamento |
495 |
1.163 |
1.658 |
|
Pessoas acompanhadas |
376 |
1.124 |
1.500 |
|
Taxa de acompanhamento |
75,96% |
96,65% |
90,47% |
|
Pessoas que cumpriram as condicionalidades |
298 |
- |
|
|
Taxa de cumprimento |
79,26% |
- |
|
|
|
Gestantes |
||
|
Pessoas acompanhadas |
44 |
||
|
Pessoas que cumpriram a condicionalidade |
44 |
||
|
Taxa de cumprimento |
100% |
||
https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/relatorios/cidadania/?localizaDivisao=Nordeste&codigo=410865&aM=0
Atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através de seus equipamentos, CRAS, Equipe Volante, CREAS, Unidades de Acolhimento, e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos vem realizando a oferta de diversos serviços, programas e projetos, dentre os quais destacam-se:
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: oferta realizada em parceria com a Associação Monoel Lacerda Cardoso Vieira. A unidade atende a cerca de 80 crianças e adolescentes de 04 a 17 anos, destes aproximadamente 50 constituem-se em públicos prioritários dos serviços socioassistenciais.
Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF: presta acompanhamento as famílias em situação de risco, fragilidade de vínculos e vulnerabilidade social;
Principais motivos de Atendimento
7. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O monitoramento é uma atividade inerente a Vigilância
Socioassistêncial, a qual possibilita o levantamento de informações sobre os serviços ofertados à população, particularmente no que diz respeito a aspectos de qualidade e necessidades de adequação a partir da identificação de problemas.
Da mesma forma, a NOB/SUAS 2012 traz a responsabilidade de avaliação, esta área é fundamental para apoiar a gestão na escolha de pesquisas que se adequem às necessidades do SUAS. Neste sentido, a Vigilância cabe a função de propor e auxiliar no acompanhamento dos processos e traduzir os resultados para o âmbito do SUAS.
A Vigilância Socioassistencial tem como um de seus objetivos, garantir a avaliação dos atendimentos prestados, estabelecendo padrões de referência e qualidade para os serviços ofertados pela rede socioassistencial e monitorá-los por meio de indicadores.
Neste sentido, como forma embrionária de execução deste serviço, optou-se pela institucionalização da “pesquisa de satisfação” das pessoas usuárias do CRAS, CREAS e SMAS. Esta pesquisa é encaminhada via aplicativo de mensagem, apresenta em sua introdução inicial uma breve explicação: “Pesquisa de Satisfação: esta pesquisa busca avaliar o atendimento recebido pela população usuária do CRAS, CREAS e Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS” em seguida solicita a informação do equipamento em que o usuário foi atendido, em seguida a nota: RUIM, REGULAR, BOM, MUITO BOM, EXCELENTE, ao final a possibilidade de fazer alguma sugestão, da mesma maneira, a pesquisa de satisfação também é disponibilizada de maneira impressa nos equipamentos relacionados. Esta pesquisa está em fase de implantação, seus resultados serão apresentados semestralmente as equipes de atendimentos, ao gestor da pasta e aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS para avaliação e ajustes que se fizerem necessários.
*Documento ainda não terminado*
Em processo de análise de informações e correções *
REFERÊNCIAS
BRASIL, Política Nacional de Assistência Social (PNAS) 2004. Norma Operacional
Básica (NOB/SUAS) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, 2005.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
(IPARDES). Caderno estatístico município de Goioxim – PR, Agosto de 2025
FERREIRA, Stela da Silva. NOB-RH Anotada e Comentada – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011. Disponível em:
https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/NOB-RH_SUAS_Anotada_Comentada.pdf
IBGE cidades, disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/goioxim/panorama
Orientações técnicas sobre a Vigilância socioassistencial, Sistema Único de Assistência Social, secretaria nacional de assistência social, Ministério do Desenvolvimento social Social e Combate a Fome.
Publicado por:
Kauany Adamowski
Código Identificador:75DF56CC
Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 11/11/2025. Edição 3404
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/amp/
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