ESTADO DE ALAGOAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESTRATÉGIAS DISRUPTIVAS, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - SEDCITI
EDITAL Nº. 001/2025 - CHAMAMENTO PÚBLICO PARA O 1º(PRIMEIRO) HACKATHON DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ - O HACK MASSA

I EDIÇÃO - TEMA: MACEIÓ CONTRA O CÂNCER: INOVAÇÃO PELA VIDA

 

O MUNICÍPIO DE MACEIÓ, com a interveniência da SECRETARIA MUNICIPAL DE ESTRATÉGIAS DISRUPTIVAS, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - SEDCITI e da MACEIÓ DIGITAL S/A, no uso de suas atribuições legais conferidas pelas Leis Delegadas n.º 11/2025 e n.º 04/2023, tendo em vista o compromisso institucional com a transformação digital deste município, torna público através do presente Edital que irá selecionar propostas de soluções inovadoras e MVP´s (Minimum Viable Products) não funcionais que tenham o potencial de impactar diretamente na rotina e qualidade de vida da população de Maceió, nos prazos e condições seguidamente reguladas:

 

1. APRESENTAÇÃO.

 

1.1. Este Edital define os critérios e regras para o desafio Hack Massa “Maceió Contra o Câncer: Inovação pela Vida”

1.1.1. O Hack Massa é um hackathon realizado com a metodologia expositiva e imersiva, por meio de mentorias e oficinas, sendo um evento de caráter multidisciplinar e colaborativo, que visa explorar e abrir espaço para ideias criativas e soluções inovadoras, que solucionem problemas e desafios reais voltados à saúde oncológica como foco na humanização dos processos e tratamentos preventivos, engajando a população, sobretudo para ampliar a conscientização sobre as ações que podem salvar vidas.

1.1.2. O Desafio está alinhado à Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituída pela Lei Ordinária n.º 6.902, de 26 de junho de 2019, bem como à missão institucional de melhoria contínua dos serviços públicos, transformação e inclusão atribuída aos órgãos organizadores pelas Leis Delegadas n.º 11, de 04 de julho de 2025 e n.º 07, de 18 de abril de 2023, bem como previsões do Decreto Municipal n.º 9.552, de 30 de agosto de 2023.

1.2. No Hack Massa, as equipes multidisciplinares de no mínimo 04 (quatro) e no máximo 05 (cinco) integrantes co-criarão soluções para um desafio proposto na área preventiva de saúde oncológica, observado o limite de até 50 (cinquenta) participantes divididos em no máximo 10 (dez) equipes.

1.3. Para o desenvolvimento das propostas, o Hack Massa contará com o auxílio de mentores técnicos com notório conhecimento sobre os temas que irão contribuir com os projetos a serem desenvolvidos por meio de mentorias, workshops e palestras.

 

2. DOS OBJETIVOS E DESAFIOS

 

2.1. São objetivos gerais do Hack Massa:

2.1.1. Sensibilizar e promover cultura de inovação nas pessoas de Maceió, estando elas em instituições de ensino superior, instituições de ensino médio-técnico, no ecossistema de empreendedorismo e inovação local e/ou buscando conexão para se inserir no ecossistema, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras, em caráter experimental e demonstrativo.

2.1.2. Desenvolver projetos tecnológicos em nível de protótipo, que promovam a conexão entre saúde e áreas como educação, trabalho, segurança pública ou comunidades, incentivando ações intersetoriais e colaborativas que ampliem o impacto social no âmbito municipal.

2.1.3. Fomentar a cocriação de ideias de soluções inovadoras e MVPs (Minimum Viable Products) na forma de protótipos não funcionais que tenham o potencial de impactar diretamente na rotina e qualidade de vida da população de Maceió, articulando a Prefeitura de Maceió ao ecossistema de inovação local e fortalecendo a comunidade de inovação, tecnologia e startups.

2.2. São desafios gerais do Hack Massa:

2.2.1. Criar soluções tecnológicas e inovadoras para saúde oncológica. O escopo completo do desafio será apresentado no primeiro dia do Hack Massa, garantindo assim que todas as equipes possuam acesso simultâneo às mesmas informações, resguardando as condições equânimes em relação ao desenvolvimento de proposta de solução inédita e durante o evento.

2.2.2. Todas as equipes desenvolverem suas propostas durante o evento, sendo completamente VEDADO o uso e/ou reaproveitamento de soluções desenvolvidas previamente, em caso de identificação de casos por parte da comissão organizadora, a equipe será imediatamente desclassificada..

2.2.3. Seguir a metodologia proposta e as orientações dos organizadores para criar, inovar e gerenciar uma ideia inovadora, planejando, levantando requisitos, testando e validando o projeto para apresentar os protótipos das soluções que estejam relacionadas com o objetivo deste Edital.

 

3. DA PARTICIPAÇÃO

 

3.1 O Hack Massa destina-se a residentes em Maceió, estudantes de Instituição de Ensino Superior e/ou médio/técnico, da rede pública ou privada, de abrangência Nacional, bem como empreendedores e pessoas físicas em geral que se interessem em participar do certame.

3.1.1. É vedada a participação de funcionários e servidores da Prefeitura de Maceió, tanto da administração direta, quanto indireta, nas equipes inscritas no desafio.

3.1.2. Estão impedidos de participar do Hack Massa os membros da Comissão Organizadora, seus parentes em linha reta, colateral ou afim, até o terceiro grau, bem como qualquer funcionário ou servidor da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas Ciência, Tecnologia e Inovação e da Maceió Digital S/A.

3.2. As soluções apresentadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta por entre 3 (três) a 5 (cinco) avaliadores, distribuídos a critério da Comissão Organizadora nas seguintes áreas de conhecimento:

3.2.1. Tecnologia da informação;

3.2.2. Inovação;

3.2.3. Poder Público;

3.2.4. Saúde;

3.2.5. Setor produtivo;

3.2.6. Área acadêmica;

3.3. A nota das equipes será calculada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, devendo a equipe atingir no mínimo 60% (sessenta por cento) para poder prosseguir na avaliação final, sendo esta computada por meio da média ponderada das avaliações da Comissão Julgadora, observado os seguintes critérios:

3.3.1. Inovação: peso 3;

3.3.2. Potencial de Solução: peso 2;

3.3.3. Apresentação e comunicação: peso 2;

3.3.4. Viabilidade de implementação da solução: peso 1;

3.3.5. Capacidade executora da equipe: peso 1;

3.3.6. Participação nas atividades: peso 1;

3.3.1. Em caso de empate, a nota atribuída ao critério de Inovação, subitem 3.3.1., pela Comissão Julgadora será utilizada como critério de desempate.

3.3.2. Permanecendo o empate, a Comissão Julgadora deverá adotar o critério de Potencial da solução, subitem 3.3.2., como critério de desempate;

3.4. Como padrão de ética e para garantir a imparcialidade, os integrantes que farão parte da Comissão Julgadora comprometem-se a informar à Comissão Organizadora do evento qualquer conflito de interesse na avaliação da solução desenvolvida, assim que for identificado.

3.5. A frequência de participação das equipes será monitorada ao longo dos dias do evento, os participantes que tiverem menos de 75% de frequência total nestes períodos serão desclassificados.

 

4. INSCRIÇÕES E EQUIPES

 

4.1. As inscrições são gratuitas e as equipes de até 5 (cinco) participantes, (no mínimo, 4 (quatro) participantes) deverão ser realizadas no prazo estipulado no Cronograma, por meio dos links: maceio.al.gov.br/secretarias-e-orgaos/sedciti ou https://doity.com.br/hackmassa.

4.1.1. A SECRETARIA DE ESTRATÉGIAS DISRUPTIVAS CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO e a MACEIÓ DIGITAL não se responsabilizam por inscrições realizadas fora do prazo estipulado ou em plataforma diversa do site indicado no presente Edital.

4.1.1.1. Ficarão registradas no formulário de inscrição, as informações de "dia/hora/minutos" (horário de Brasília) em que foi realizada, sendo esta informação utilizada como critério de desempate para o preenchimento das vagas, que serão limitadas à formação de 10 (dez) equipes, que serão selecionadas de acordo com os critérios estabelecidos nesse edital. O registro das informações será mantido para casos de necessidade de consulta futura.

4.1.1.2. As inscrições incompletas ou em desacordo com este edital acarretarão, obrigatória e automaticamente, desclassificação da equipe proponente, quando de sua análise pela Comissão Organizadora.

4.1.1.3. Caso seja verificada a existência de inscrições duplicadas, será considerada a inscrição mais recente registrada.

4.1.2. Os participantes devem realizar a inscrição por equipe, indicando um líder por equipe, conforme as diretrizes deste Edital, sendo responsáveis pela veracidade das informações e dos documentos apresentados.

4.1.2.1. A participação no Hack Massa é voluntária, gratuita, nominativa e intransferível.

4.1.2.2. Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipe.

4.1.3. Ao se inscrever, o participante concorda com as condições e regras do Hack Massa, especialmente, com os princípios de direito de propriedade intelectual e com o uso e divulgação de sua imagem pessoal.

4.2. São requisitos da inscrição:

4.2.1. Ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos no ato da inscrição;

4.2.2. Residir ou estar matriculado em instituição de ensino na cidade de Maceió;

4.2.3. Dispor dos equipamentos necessárias à participação;

4.2.4. Apresentar carta de motivação que servirá como critério de avaliação, para seleção das 10 equipes que participarão do Hack Massa.

São critérios de avaliação da carta de apresentação:

4.2.4.1. Apresentação da equipe, sendo computada nota de 0 (zero) a 1 (um);

4.2.4.2. Equipe é composta de forma multidisciplinar, possuindo integrantes de diversas áreas de formação, sendo computada nota de 0 (zero) a 2 (dois);

4.2.4.3. A equipe apresenta boas razões para a sua participação, sendo computada nota de 0 (zero) a 2 (dois);

4.2.4.4. A equipe apresenta experiências que reforçam seu potencial, sendo computada nota de 0 (zero) a 2 (dois);

4.2.4.5. Os componentes da equipe possuem competências técnicas, acadêmicas ou comportamentais adequadas, sendo computada nota de 0 (zero) a 2 (dois);

4.2.4.6. A carta da equipe é bem estruturada, com ideias claras e organizadas, com texto coeso e coerente, possibilitando análise de todos os itens de avaliação, sendo computada nota de 0 (zero) a 1 (um).

4.2.4.7. A carta da equipe deve ser enviada no ato de inscrição em formato de arquivo do tipo: .PDF, em no máximo 3 páginas, e tamanho do arquivo limitado a 10 MB, sendo qualquer alteração no formato e tamanho do arquivo, o mesmo só será analisado até o limite estabelecido nesta cláusula.

4.2.4.8. A carta enviada no ato de inscrição, deve conter informações suficientes e que contemplem todos os critérios de avaliação, para que seja possível avaliar todos os itens.

4.3. Toda comunicação com os participantes será realizada por meio do endereço eletrônico informado no ato da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva dos participantes o acompanhamento das mensagens em plataformas de comunicação e redes sociais oficiais das organizadoras.

 

5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS EQUIPES

 

5.1. A homologação das inscrições selecionadas, será divulgada no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Maceió e no site de inscrições, no dia previsto no Cronograma.

5.2. Os participantes serão classificados conforme critérios definidos no item 4.2.4 deste Edital.

5.3. A Comissão Organizadora se reserva no direito de alterar o cronograma do Hack Massa, diante de situações adversas que impeçam a sua realização, comunicando os participantes por meio dos canais oficiais.

 

6. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

 

6.1. O recurso interposto fora do prazo especificado no Cronograma, não será apreciado, por ser intempestivo.

6.2. Somente serão apreciados os recursos interpostos dentro do prazo do fato que lhe deu origem e que possuírem argumentação lógica e consistente, permitindo a sua adequada avaliação pela Comissão Organizadora.

6.2.1. Os recursos quanto ao indeferimento das inscrições deverão ser encaminhados para o email assessoria.tecnica@sedciti.maceio.al.gov.br.

 

7. DO EVENTO

 

7.1. O Hack Massa será realizado de forma presencial na cidade de Maceió e ocorrerá de 15/08/2025 a 17/08/2025, no Maceió Shopping. Os horários e atividades serão divulgados na Programação do Evento.

7.1.1. As atividades previstas para o Hack Massa serão realizadas conforme disposto na Programação divulgada no site do evento. A programação do evento contará com diferentes atividades que ocorrerão conforme distribuição de horários e datas a seguir:

15/07/2025 - Das 17:00h às 22:00h

16/07/2025 - Das 10:00h às 22:00h

17/07/2025 - De 12:00h às 18:00h

7.1.2. No ato do credenciamento, todos os participantes deverão comparecer ao local do evento munidos de documento de identificação oficial com foto.

7.1.2.1. A eventual ausência justificada de membros da equipe deverá ser comunicada pelo líder à Comissão Organizadora.

7.2. Os integrantes das equipes deverão participar da programação divulgada em sua completude, devendo cada participante realizar seu credenciamento individual a cada dia do evento, portando consigo um documento oficial de identificação, com foto.

 

8. DA RESPONSABILIDADE DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

8.1. Manter a comunicação transparente e ampla com os candidatos e participantes inscritos no Hack Massa, utilizando os canais oficiais de comunicação.

8.2. Assegurar a disponibilização de ambiente seguro para o desenvolvimento das propostas de soluções inovadoras.

8.3. Disponibilizar aos participantes alimentação (almoço, jantar e água), acesso à internet, estações de trabalho.

8.4. Orientar a Comissão Julgadora quanto à responsabilidade e de necessidade assegurar a transparência e a imparcialidade na seleção das propostas.

 

9. DA RESPONSABILIDADE DOS PARTICIPANTES

 

9.1. Ler, atentamente, todas as disposições contidas no presente Edital.

9.2. Observar, atentamente, de forma imediata, todas as instruções dadas pela organização do Hack Massa durante o evento.

9.3. Agir com o máximo de respeito, ética e civilidade, adotando uma postura cordial com os demais participantes do Hack Massa.

9.3.1. Não será admitida, em hipótese alguma, conduta desrespeitosa a qualquer integrante da comissão organizadora, voluntários, mentores ou participantes do evento.

9.3.2. O participante infrator será desclassificado e convidado a se retirar do evento.

9.4. Dispor de seus próprios equipamentos (no mínimo, um notebook com conexão à internet) para realização das atividades, sendo responsabilidade do participante a segurança de tais equipamentos, durante todo o evento.

9.5. Quaisquer problemas técnicos que ocorram nos computadores, notebooks ou softwares de membros da equipe serão de sua inteira responsabilidade, inexistindo profissionais disponíveis que ofereçam suporte e manutenção em softwares e hardwares dentre os membros da Comissão Organizadora.

9.6. O participante que não comparecer ao local designado para o desenvolvimento das atividades do Hack Massa será desclassificado.

9.6.1. Não é permitida a troca de membros de equipes após a inscrição no evento, assim, caso haja desistência de participantes durante o evento, a equipe deve continuar com no mínimo 3 (três) integrantes até o final do evento, caso contrário a mesma também será desclassificada.

9.6.2. As desistências de participantes deverão ser informadas e justificadasà Comissão Organizadora do evento imediatamente.

 

10. DA PROPOSTA DE SOLUÇÃO INOVADORA

 

10.1. Cada equipe participante deverá apresentar apenas um projeto de proposta de solução inovadora ao final do Hack Massa, devendo este ser composto por:

10.1.1. 01 (uma) apresentação (obrigatoriamente PDF);

10.1.2. 01 (um) protótipo ou modelo equivalente que permita a compreensão da solução proposta pela equipe.

10.1.3. 01 (uma) apresentação oral em formato pitch, de duração máxima de 5 (cinco) minutos;

10.2. O projeto deverá ser enviado através do formulário disponibilizado no site pela Comissão Organizadora durante o evento.

10.3. Os projetos deverão ser desenvolvidos ao longo da programação do Hack Massa, observado o prazo limite indicado pela Comissão Organizadora, a fim de viabilizar a posterior organização do material para análise por parte da Comissão Julgadora.

10.4. Não serão aceitos projetos de cunho político-partidário, de caráter ofensivo e/ou pornográfico, com conteúdo que violem a privacidade e a segurança do usuário final, de outros participantes da competição ou de membros de instituições parceiras na realização do evento.

10.5. Somente 01 (um) representante de cada equipe apresentará o projeto e o protótipo, ou modelo equivalente, aos integrantes da banca julgadora, no modelo de “pitch” em até 05 (cinco) minutos.

10.5.1. Após a apresentação, a Comissão Julgadora terá até 03 (três) minutos para fazer questionamentos sobre o projeto após cada apresentação.

10.5.1.1. Durante esta etapa de perguntas, qualquer membro da equipe poderá responder o questionamento dos jurados.

10.5.2. Durante a etapa do “pitch”, cada equipe deverá apresentar sua solução orientada pelos critérios de avaliação indicados no item 3.3.

10.5.2.4. O que a proposta de solução inovadora apresenta de diferente em relação ao que já existe hoje no contexto e condição em que ela se aplica.

 

11. DO INCENTIVO DE DESENVOLVIMENTO

 

11.1. Conforme classificação, o Hack Massa ofertará um valor de R$ 10.000,00 (Dez mil reais) para incentivo ao desenvolvimento das soluções inovadoras no contexto da competição, segmentado da seguinte forma:

11.1.1. Para o primeiro lugar, R$ 5.000,00 (cinco mil reais);

11.1.2. Para o segundo lugar, R$ 3.000,000 (três mil reais);

11.1.3. Para o terceiro lugar, R$ 2.000,00 (dois mil reais);

11.2. O valor do incentivo deverá ser transferido à equipe por meio das informações bancárias indicadas pelo líder.

11.2.1. O pagamento do incentivo será realizado em até 30 (trinta) dias, contados do término da homologação do resultado.

11.3. A decisão da Comissão Julgadora será soberana, não cabendo qualquer recurso.

 

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

12.1. A organização do evento não se responsabiliza pelo deslocamento dos participantes.

12.2. Compete à Comissão Organizada designar e convidar os palestrantes, os mentores e os avaliadores que farão parte da Comissão Julgadora.

12.3. A Comissão Organizadora se reserva o direito de, a seu critério, entrar em contato com as equipes participantes após o encerramento do Desafio, visando avaliar o interesse mútuo na continuidade do desenvolvimento das propostas de soluções apresentadas, podendo, inclusive, propor parcerias, mentorias técnicas, testes-piloto ou outras formas de colaboração futura.

12.4. Para fins de aplicação do presente Edital serão adotadas as definições contidas no art. 2º da Lei Municipal n.º 6.902, de 26 de junho de 2023.

12.5. Os casos omissos não previstos neste regulamento serão julgados pela Comissão Organizadora.

 

Maceió/AL, 18 de Julho de 2025.

 

SÉRGIO TÚLIO DE ALBUQUERQUE CAVALCANTE

Secretário Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação/SEDCITI

 

RODRIGO SAMPAIO DE ROSSITER CORRÊA

Diretor Presidente

 

Anexo Único – CRONOGRAMA

 

ETAPA

DATA

Publicação da Portaria da Comissão Organizadora

01/07/2025

Publicação do Edital no DOM

21/07/2025

Início das inscrições

21/07/2025

Fim das inscrições no site

Até 10/08/2025

Divulgação preliminar das inscrições homologadas no site

11/08/2025

Apresentação de recursos

12/08 a 13/08

Divulgação da lista final de inscrições no site

14/08/2025

Início do Hack Massa

15/08/2025

Resultado do Hack Massa

17/08/2025

Homologação do resultado no DOM

20/08/2025


Publicado por:
Evandro José Cordeiro
Código Identificador:8631C434


Matéria publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de Maceió no dia 21/07/2025. Edição 7211
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
https://www.diariomunicipal.com.br/maceio/